No coração da cidade antiga de Jerusalém, no início da Via Dolorosa,estão os santuários onde a tradição cristã coloca dois momentos da paixão de Jesus: a flagelação e a condenação.Um lugar especial para os peregrinos de todo o mundo, onde tem início a Via Crucis até a Basílica do Santo Sepulcro.
Lurdinha Nunes- Christian Media Center- Jerusalém
Os dois santuários estão anexos ao convento franciscano, sede do Studium Biblicum Franciscanum, uma instituição científica de pesquisa e ensino acadêmico da Sagrada Escritura e da arqueologia das terras bíblicas. Um precioso grupo de arqueólogos do SBF é responsável por numerosas campanhas de escavações que descobriram os mais importantes santuários da Terra Santa. Na proposta científica do SBF, ciência e fé se encontram.
Fr. CLAUDIO BOTTINI, ofm Studium Biblicum Franciscanum
A igreja da Flagelação é de origem medieval, como toda a tradição que aqui fixa os momentos centrais da Paixão de Jesus. Ele estava orando no Getsêmani, ali foi preso, e depois conduzido para aquela que deveria ser a Fortaleza Antônia, também aqui colocada porque no final do século XIX, foi encontrado um antigo piso romano, posterior à época de Jesus, ao qual foi dado o nome de Litóstrotos, isto é, “pavimento de pedras”: o pátio onde teria ocorrido o julgamento de Jesus.
O santuário da Condenação foi reconstruído em 1904 pelo Fr. Wendelin Hinterkeuser. A nova igreja recebeu esse nome devido ao grande piso de laje que continua até o santuário vizinho “Ecce Homo” (Eis o Homem). Este fazia parte do Litóstrotos, no qual Pilatos fez o julgamento de Jesus e do qual Jesus saiu carregando a cruz.
Fr. CLAUDIO BOTTINI, ofm Studium Biblicum Franciscanum
A construção das novas igrejas não apenas preservaram as memórias antigas, mas também colocaram memórias sucessivas, pensadas pela piedade, pela devoção cristã. Assim, na capela da condenação temos uma representação clássica do “Ecce Homo”: Jesus coroado de espinhos e apresentado à multidão.
No interior desta pequena capela encontra-se também uma outra representação. A realizá-la, os Cartonai Sacquegna, uma célebre família do final do século XVIII. Originária da mística cristã, representa João – o Evangelista e Maria Madalena que levanta um véu para de alguma forma impedir a Virgem Maria de ver o corpo de Jesus flagelado e ferido.
Fr. CLAUDIO BOTTINI, ofm Studium Biblicum Franciscanum
Esta é uma cena originada pela tradição espiritual cristã: a encontramos em um célebre escrito sobre Maria, atribuído a São Boaventura.
O Studium Biblicum Franciscanum foi idealizado pela Custódia Franciscana da Terra Santa em 1901 e funciona ininterruptamente desde 1924.
Na proposta científica do SBF, ciência e fé se encontram.
Fr. CLAUDIO BOTTINI, ofm Studium Biblicum Franciscanum
Para mostrar que a fé não tem medo da ciência: são ordens de pensamento e reflexão diferentes, mas não opostas. Aquele que dá a inteligência ao homem é aquele que a ele oferece a fé. Não somos compartimentos impermeáveis. A razão e a fé não se sobrepõe uma sobre a outra, mas são duas formas de se olhar a realidade: aquela que vai além de todos nós, a realidade divina, mas também a humana.
É a fé que nos leva a relembrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus nos lugares onde os fatos aconteceram.