A Família Discípula Missionária – Parte 1

0

Um dos deveres fundamentais da família cristã é colocar-se a serviço da edificação do Reino de Deus na história, mediante a participação na vida e na missão da Igreja. Por um lado, a Igreja gera, educa e edifica a família cristã pelos ministérios da Palavra, da Liturgia e da Caridade. Por outro lado, a família cristã está inserida no mistério da Igreja a ponto de se tornar participante da missão eclesial. Na Igreja e da Igreja, a família cristã recebe as graças de Deus e se torna fonte de graças para as outras famílias e para o mundo.

A família cristã é chamada a tomar parte viva e responsável na missão da Igreja de modo próprio e original, colocando-se a serviço da Igreja e da sociedade no seu ser e agir, enquanto comunidade íntima de vida e de amor. A família cristã é uma comunidade, cujos vínculos são renovados por Jesus Cristo mediante a fé e os sacramentos. Sua participação na missão da Igreja deve dar-se segundo uma modalidade comunitária: enquanto casal e enquanto família.

A família cristã edifica o Reino de Deus na história mediante as mesmas realidades quotidianas que distinguem sua condição de vida: é no amor conjugal e familiar que se exprime e realiza a participação da família cristã na missão profética, sacerdotal e real de Cristo e da sua Igreja. O amor e a vida constituem o núcleo da missão salvadora da família cristã na Igreja e pela Igreja. “Cada família comunicará generosamente com as outras famílias as próprias riquezas espirituais. Por isso, a família cristã, nascida de um matrimônio, que é imagem e participação da aliança de amor entre Jesus Cristo e a Igreja, manifestará a todos a presença viva do Salvador no mundo e a autêntica natureza da Igreja, quer por meio do amor dos esposos, quer pela sua generosa fecundidade, unidade e fidelidade, quer pela amável cooperação de todos os seus membros” (GS 48).

Participante da vida e da missão da Igreja, a família cristã vive sua tarefa profética acolhendo e anunciando a Palavra de Deus: torna-se, assim, a cada dia mais uma comunidade que crê e evangeliza. Ao casal é pedida a obediência da fé, para acolher a Palavra de Deus na sua vida conjugal e familiar, feita por Cristo santa e santificante. De fato, só pela fé o casal cristão pode descobrir e admirar com jubilosa gratidão a que dignidade Deus quis elevar o matrimônio e a família, constituindo-os sinal e lugar da aliança de amor entre Deus e a humanidade, entre Cristo e a Igreja.

(2ª parte do artigo de Dom Félix sobre “Família Cristã”)

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui