Benedetta Capelli – Cidade do Vaticano
Da Síria ensanguentada por nove anos de guerra e 384 mil mortos, como recordou o Papa Francisco na mensagem Urbi et Orbi, chegam as imagens da Páscoa vivida no mosteiro sírio-católico de Deir Mar Musa.
A comunidade monástica de Khalil Allah, foi fundada pelo padre Paolo Dall’Oglio no mosteiro sírio de Deir Mar Musa depois de uma restauração em 1982. O jesuíta foi sequestrado em Raqqa, dia 29 de julho de 2013.
As imagens
Uma Via-Sacra no deserto, um Cristo abraçado e coberto por um lençol branco, mãos apertadas ao redor da sua Cruz: nestas fotos há a mensagem de uma luz pascal que não morre apesar das trevas de uma guerra que continua.
Com a ajuda de Deus tudo vai ficar bem
Algumas semanas atrás, os monges e as monjas da comunidade, em uma mensagem, manifestaram sua preocupação pela difusão do coronavírus. Ao mesmo tempo pediram orações para que este vírus nos faça compreender que “somos uma só humanidade, e somente com responsabilidade compartilhada podemos superar este momento”. “Isolados pelo nosso bem, devemos nos unir na oração – foi o apelo das irmãs – pelas pessoas reclusas, de modo particular por aquelas injustamente privadas de liberdade, os prisioneiros, os sequestrados, os desaparecidos e especialmente pelo nosso fundador, padre Paolo”. “Com a ajuda de Deus – concluíram – tudo vai ficar bem!”.