A Pessoa do Catequista e a Pessoa do Catequisando

0

O catequista exerce um ministério, um serviço relevante e de extrema importância na vida e na história da Igreja. A catequese como meio de propagação dos ensinamentos da fé, acontece por meio de pessoas que se dispõem a fazer ressoar a Palavra de Deus. O catequista é um vocacionado, que segue o chamado de Deus e responde positivamente. O catequista é chamado a conhecer Jesus e anunciá-lo a todos os povos.

A missão do catequista é atrair as pessoas para o seguimento de Jesus para que façam a experiência do amor de Deus. É pessoa escolhida por Deus por meio da Igreja e encarregada de ser sinal-instrumento eficaz, para transmitir com a própria vida e pela palavra a Boa Nova do Reino de Deus que se revelou plenamente em Jesus Cristo. O catequista tem que ser uma pessoa que deseja crescer na santidade, que alimenta sua força no Espírito Santo, que abastece e busca seu sustento na Eucaristia, que se nutre da Palavra de Deus, tem uma vida de oração e busca viver a devoção mariana. O catequista busca viver os sacramentos para sempre amadurecer sua fé. O catequista descobre o rosto de Deus nas pessoas, sem exclusão. Pratica a justiça e a partilha. É uma pessoa integrada ao seu tempo e se identifica com sua gente. Olha o mundo com os olhos de Deus. É pessoa de comunicação. É uma pessoa em processo contínuo e permanente de crescimento e de aprendizagem. Ser catequista é assumir a missão.

São características da pessoa do catequista: ser uma pessoa simples; atenciosa; sensível; que escuta as necessidades do catequizando; disponível para o serviço; paciente; que aceita o outro como ele é; que espera com tranquilidade o tempo do processo catequético de cada catequizando; que sabe animar; que leva o outro a crescer em unidade e na sua fé; ser pessoa de fé e de oração; que dá testemunho de vida; alegre; que tem equilíbrio psicológico; que quer crescer em santidade; que sabe ler a presença de Deus nas atividades humanas; que busca constantemente cultivar a formação, comunicação e tem capacidade de construir comunhão.

O crescimento e desenvolvimento da capacidade humana do catequizando acontecem através de sua formação. Ele vai descobrindo a sua personalidade cristã a partir do momento que vai recebendo desde o ventre materno o carinho, as orações, as canções, a vivência diária da família e a vivência na comunidade em que a família participa.

Após o nascimento, a criança recebe a primeira catequese – a catequese doméstica. Na idade da maturidade, a partir dos sete anos, a criança inicia a catequese paroquial. Uma catequese bela, mística e lúdica. Uma catequese voltada para fazer acontecer o Reino de Deus. Uma catequese que faça transformações na pessoa para que ela seja luz na vida do outro; que possibilite ao catequizando viver no seu dia a dia os sacramentos e mandamentos, sendo um ser humano solidário, fraterno e que respeita o seu próximo.

(5ª parte dos artigos de Dom Félix sobre o “Catequese e Liturgia”).

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui