Com o objetivo de manter viva a memória do crime ambiental causado pelo rompimento da barragem de Fundão na cidade de Mariana – MG, acontecido no dia 05 de novembro de 2015, de propriedade da SAMARCO/VALE/BHP, foi promovido no dia 05 de novembro vários eventos em Governador Valadares.
Entre os atos, apresentou grande destaque a celebração ocorrida no bairro São Pedro às margens do Rio Doce, uma cerimônia ecumênica presidida pelos Padres Marcos Alves (Presidente da Caritas), Padre Gustavo (Diretor espiritual das Pastorais Sociais) e o Pastor Lúcio (Igreja Metodista).
O evento contou com a presença da imprensa, atingidos, entidades, instituições, academias, pesquisadores, ongs, sindicatos, movimentos sociais e comunidade.
A celebração de iniciativa do Fórum Permanente da Bacia do Rio Doce, que é articulado desde 2015, fez parte do VI Seminário Integrado do Território do Rio Doce, que debateu os impactos do rompimento da barragem de Fundão ao longo da bacia do Rio Doce.
O Fórum Permanente em Defesa da Bacia do Rio Doce, composto por mais de 50 entidades, vem levando desde 2015 informação, promovendo reuniões, seminários e debates, além de apoiar os atingidos, lutando pela recuperação integral do Rio Doce, do meio ambiente e por uma reparação justa aos atingidos.