Com uma cerimónia, presidida por D. António Manuel dos Santos, na Sé Catedral, foi aberto, oficialmente, sábado, 26/12, o Ano de São José. No dia seguinte, domingo da Sagrada Família, a abertura estendeu-se às paróquias do país. O Bispo enalteceu a figura de São José como exemplo para a paternidade responsável no país e anunciou o programa para o Ano dedicado ao pai adoptivo de Jesus.
Melba de Seita – São Tomé
A cerimônia de abertura do Ano de São José, realizada na Sé Catedral, contou com a presença de cristãos, sobretudo casais, de várias paróquias.
Foi um ato simbólico realizado no sábado, mas que se estendeu, no domingo da Sagrada Família, a todas as paróquias da Diocese.
As leituras na missa de ação de graças foram baseadas na solenidade da Sagrada Família. Ao enaltecer as ações de São José como Pai, D. Manuel António dos Santos lamentou a situação que vivem muitas crianças em São Tomé e Príncipe onde – disse – são órfãs de pais vivos.
O Bispo de São Tomé e Príncipe anunciou o programa para o Ano de São José que inclui reflexões e peregrinações, entre outras actividades:
A celebração na Catedral terminou com a bênção a todos os casais que participaram da cerimónia.