“Mamã Muxima” proteja o Santo Padre com o seu manto sagrado” – apelos dos fiéis católicos em Luanda, que rezaram pela eleição do Papa Leão XIV, em missa presidida pelo Núncio Apostólico em Angola e São Tomé e Príncipe, Dom Crispim Dubiel. Foi na segunda-feira, 30 de junho. Nossa Senhora da Muxima, cujo santuário se encontra nas proximidades de Luanda, é referência da devoção mariana dos católicos angolanos.
Anastácio Sasembele – Luanda
Centenas de fieis da arquidiocese de Luanda reuniram – se na segunda – feira 30/6, na Paroquia de Nossa Senhora de Fátima para celebrar a missa de acção de graças pela eleição do Papa leão XIV.
Coube ao Núncio Apostólico em Angola e São Tomé Dom Crispim Dubiel presidir a eucaristia, que contou, igualmente com as presenças de alguns Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).
O arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Viera Dias fez saber que o encontro de fé traduziu – se numa expressão da catolicidade daquela comunidade que nasce da semente dos apóstolos do testemunho da vida e de ensino dos apóstolos e que quer permanecer unida a esta verdade que é a vida da própria igreja esta palavra que de geração em geração através dos tempos e dos séculos continua a conduzir os homens para a plenitude da verdade, que é Jesus Cristo.
“A nossa igreja reuniu – se com duas motivações a primeira é de acção de graças a Deus pelo papa que os enviou leão XIV”, referiu Dom Filomeno.
E o Núncio Apostólico em Angola e São Tomé pediu aos fiéis católicos, durante a homilia, para que continuem a rezar pelo Santo Padre, numa altura em que o mundo precisa de clareza, coragem e amor.
Dom Crispim Dubiel fez igualmente referência a Mamã Muxima (devoção mariana de Angola), para que proteja o Santo Padre com o seu manto sagrado.