O Ano Especial Laudato si’ se concluirá em 2021 e o seu objetivo é propor um compromisso público comum com a “sustentabilidade total” a ser alcançada em 7 anos.
Mariangela Jaguraba – Vatican News
Está em andamento, desde 24 de maio, o Ano Especial Laudato si’, promovido pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.
O Ano Especial se concluirá em 2021 e o seu objetivo é propor um compromisso público comum com a “sustentabilidade total” a ser alcançada em 7 anos. O Papa Francisco recorda na sua encíclica, que completa cinco anos de publicação, sobre o cuidado da lar comum, que a ecologia integral deve ser tornar um novo paradigma da justiça, porque a natureza não é uma “mera moldura” da vida humana.
Para lembrar o quinto aniversário da Encíclica Laudato si’, o assessor da Equipe Itinerante da Amazônia, pe. Paulo Sérgio Vaillant, escreveu um conto para a conclusão do Curso Animadores Laudato si’ que ele fez recentemente, em Lábrea (AM).
O vídeo acima intitulado “Uma socó-boi ferida à beira da trilha”, com a narrativa do sacerdote, se baseia numa história real que se passou com dois amigos e companheiros missionários capixabas itinerantes na Amazônia: o próprio pe. Sérgio Vaillant e o pe. Henrique Giera que moram no sítio cenário do vídeo. Os personagens (João/Manoel e Francisco/Railson) são amigos da paróquia e as crianças são os irmãos, Jarderson e Agno filhos do caseiro do sítio.