O curso também está aberto a membros de congregações religiosas que trabalham com a proteção de crianças e adolescentes e com a criação de ambientes seguros em suas respectivas jurisdições.
Vatican News
O Conselho Pastoral para a Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis na Argentina lançou em seu site um curso de formação on-line para agentes pastorais, a fim de apoiar as pessoas designadas por arquidioceses, dioceses, eparquias e congregações religiosas a receber e referir todos os dados e informações sobre casos de abuso sexual na Igreja. O curso também está aberto a membros de congregações religiosas que trabalham com a proteção de crianças e adolescentes e com a criação de ambientes seguros em suas respectivas jurisdições.
O objetivo do curso de formação é aumentar a sensibilidade das pessoas para o problema do abuso e dar aos destinatários as competências necessárias neste âmbito: conhecer e definir os conceitos principais que se referem ao abuso sexual e suas consequências; ouvir com empatia a pessoa que informa sobre um abuso num ambiente eclesial e coordenar um acompanhamento eficaz; dominar as principais medidas jurídicas previstas para tais casos, em direito secular e canônico; formular corretamente num relatório a denúncia de um pressuposto abuso; e por fim, transmitir eficazmente as informações recolhidas à autoridade competente.
Para este fim, o Conselho Pastoral desenvolveu um programa de formação interdisciplinar composto por oito módulos. A plataforma on-line permitirá o envio de material e a realização de atividades e oferecerá um espaço de encontro aos participantes.
Vatican News Service – AP/MJ