Assembleia do Celam: "Cristo deve ser o centro de nosso trabalho pastoral"

0

A Assembleia Geral, de 15 a 20 de maio em Porto Rico, que contará com a presença dos presidentes e secretários gerais das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, também deverá eleger os novos membros da Presidência do CELAM para os próximos quatro anos, de 2023 a 2027. “Colegialidade, eclesialidade e sinodalidade” é o lema que guiará os trabalhos, que se concentrarão no caminho sinodal e nas prioridades da Igreja na América Latina

Vatican News

Ouça a reportagem e compartilhe

“Cristo deve ser o centro do nosso encontro, da nossa reflexão, do nosso trabalho pastoral”, enfatiza dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, arcebispo de Trujillo, no Peru, presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM), na mensagem que anuncia os trabalhos da 39ª Assembleia Geral Ordinária do CELAM, de 15 a 20 de maio, em Aguadilla, Diocese de Mayagüez, em Porto Rico.

A Assembleia Geral, que contará com a presença dos presidentes e secretários gerais das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, também deverá eleger os novos membros da Presidência do CELAM para os próximos quatro anos, de 2023 a 2027.

Discernir os sinais dos tempos

“Quero pedir-lhes que rezem intensamente durante esta semana, que peçam ao Espírito Santo que guie esta Assembleia na qual Cristo deve ser o centro”, solicitou o arcebispo na mensagem em vídeo. “Colegialidade, eclesialidade e sinodalidade” é o lema que guiará os trabalhos, que se concentrarão no caminho sinodal e nas prioridades da Igreja na América Latina.

De fato, a Assembleia se ocupará em discernir os sinais dos tempos, fazendo um balanço do quadriênio que está chegando ao fim e projetando o próximo. Para isso, será necessário analisar os desafios colocados pela Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe no âmbito do Sínodo sobre a Sinodalidade.

Definir os desafios para a pastoral da Igreja

Para alcançar esse objetivo, será essencial analisar as principais tendências da realidade na América Latina e no Caribe, definir os desafios para a pastoral da Igreja, bem como aprofundar seu caráter sinodal e regional, tudo isso com o objetivo de discernir as necessidades que precisam ser respondidas rapidamente.

Haverá também uma reflexão sobre a implementação do processo de renovação e reestruturação do Conselho Episcopal Latino-Americano, de acordo com o mandato recebido, analisando os resultados alcançados.

Viver a Assembleia como “uma experiência de oração”

Dom Rubén González, bispo de Ponce e presidente da Conferência Episcopal de Porto Rico, convida a viver esta Assembleia do CELAM como “uma experiência de oração, onde compartilhar nossa vida de fé e de comunhão eclesial, de acordo com nossa condição de discípulos e pastores”.

Portanto, “como pastores, cabe a nós refletir sobre as grandes tendências da realidade na América Latina e no Caribe e sobre os desafios para o trabalho pastoral da Igreja”, “devemos partilhar a realidade nacional e regional da Igreja”.

Nossa Senhora Mãe da Divina Providência

O presidente da Conferência Episcopal de Porto Rico informou que, ao final da Assembleia do CELAM, os bispos de Porto Rico iniciarão um triênio de preparação para o 50º aniversário “da coroação canônica da Venerável Imagem Original de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência como padroeira principal de toda a nação porto-riquenha”.

Na sexta-feira, 19 de maio, a imagem sagrada, que se encontra na Catedral de San Juan, será levada para o Centro de Espiritualidade Nossa Senhora Mãe da Consolação, em Aguadilla, onde será realizada uma concelebração eucarística.

(com Fides)

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui