A Agência da Santa Sé para a Avaliação e Promoção da Qualidade nas Universidades e Faculdades Eclesiais organizou, entre 2024 e 2025, diversos encontros nos Estados Unidos, Canadá, Colômbia, República Democrática do Congo e Filipinas para promover a qualidade acadêmica, incluindo seus pontos fortes e fracos, e para compreender a situação das instituições em termos de estrutura, governança e sistemas universitários.
Vatican News
Estender suas atividades para a América do Norte, América Latina, África e Ásia-Oceania, sem negligenciar a Europa, especialmente as universidades romanas e os centros pontifícios. Seguindo o mandato dado pelo Papa Francisco, a AVEPRO, Agência da Santa Sé para a Avaliação e Promoção da Qualidade nas Universidades e Faculdades Eclesiais, organizou quatro seminários regionais nos últimos meses nesses continentes.
Instituída por Bento XVI em 2007, a AVEPRO visa promover e desenvolver uma cultura de qualidade nas instituições acadêmicas eclesiásticas, aquelas diretamente dependentes da Santa Sé, e garantir seus critérios de qualidade validados internacionalmente, guiados por avaliações acadêmicas correspondentes e planos estratégicos subsequentes.
Quatro seminários ao redor do mundo
As tarefas atribuídas pelo Papa, que a Agência realiza em estreita colaboração com o Dicastério para a Cultura e a Educação — presidido pelo cardeal José Tolentino de Mendonça — incluem também, desde 2023, a implementação da missão da AVEPRO em todos os continentes. De fato, na primeira parte de sua história (2007-2023), a Agência atuou principalmente na Europa, iniciando processos de avaliação da qualidade acadêmica para aproximadamente 150 das 200 instituições presentes naquele continente.
No entanto, como mencionado, a missão da AVEPRO abrange o mundo inteiro. Por essa razão, o Papa Francisco solicitou a expansão de seu escopo de atuação para além da Europa. Para tanto, a Agência organizou quatro seminários até o momento. Em 2024, foram realizados três: o primeiro, nos dias 14 e 15 de maio, foi dedicado à América do Norte (Estados Unidos e Canadá) e realizado em Washington, D.C., com a Universidade Católica da América (CUA) como anfitriã; o segundo, voltado para a América Latina, foi realizado em Bogotá, nos dias 10 e 11 de setembro, com a Pontifícia Universidade Javeriana (PUJ) como anfitriã; e o terceiro, para a África, em Kinshasa, nos dias 12 e 13 de novembro, com a Universidade Católica do Congo (UCC) como anfitriã. Em 2025, o seminário foi realizado na Universidade de Santo Tomás, em Manila (UST), e foi destinado a instituições acadêmicas da Ásia e Oceania.
Os objetivos desses seminários eram múltiplos. Primeiro, aumentar a conscientização sobre o trabalho já realizado em instituições acadêmicas nas diversas regiões para promover a qualidade acadêmica, incluindo pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças (análise SWOT). Também era necessário compreender diretamente a situação das instituições em termos de estrutura, governança, sistemas universitários nacionais, número de alunos e quaisquer relações com agências de qualidade nacionais ou supranacionais. Além disso, o contato pessoal com autoridades acadêmicas (reitores, decanos e outros) e professores era relevante. Este último aspecto é crucial para estabelecer uma relação de confiança e consideração mútuas.
A “tradução” da Veritatis Gaudium
O ponto de partida dos seminários foi a “tradução” concreta do prefácio da Constituição Apostólica Veritatis Gaudium, bem como de outros documentos magisteriais relacionados às universidades. Estas contêm propostas destinadas a alcançar um elevado nível de qualidade apoiado pela investigação, aberto a outras realidades acadêmicas e sociais, construído por meio do trabalho em rede e atento à identificação e desenvolvimento de novos modelos e paradigmas. Este compromisso conduz à criação de uma rede entre as próprias instituições, permitindo-lhes partilhar questões e aspetos recorrentes em diferentes centros e iniciar projetos conjuntos relativos à investigação e ao intercâmbio de professores e alunos. Para além do prefácio à Constituição Apostólica Veritatis Gaudium, procurou-se reiterar as orientações do Papa Francisco encontradas no “Pacto Global para a Educação”, com as adições feitas pelo Papa Leão XIV.
Olhar para o porvir
Por fim, estes seminários apresentaram a organização da AVEPRO e os seus métodos de trabalho, bem como os serviços que oferece no domínio da promoção da qualidade, enfatizando o princípio do acesso aberto ao processo de avaliação e a dimensão abrangente, académica e eclesial-sinodal das instituições eclesiásticas de ensino superior. O trabalho realizado incorporou os três princípios que melhor representam a abordagem da AVEPRO: generosidade, persuasão e um espírito crítico e positivo.
Nos decorrer dos anos sucessivos, a Agência será atribuição da Agência dar continuidade a esse trabalho organizando mais encontros, tanto presenciais quanto virtuais. É fundamental fomentar uma cultura de qualidade que conduza a processos de avaliação acadêmica que realmente beneficiem as instituições eclesiásticas de ensino superior da Igreja Católica.

