O encontro com os católicos foi muito útil para avaliar o caminho que a Igreja local deve seguir para permanecer fiel à sua identidade e à sua missão evangélica, ao mesmo tempo tornar-se um instrumento eficaz de coesão social. Conclusão da visita do Arcebispo Gallagher à Belarus para levar a paternal atenção do Santo Padre
Vatican News
Há várias semanas a Belarus vem passando por momentos de grande tensão. O presidente Lukashenko é fortemente contestado pela antítese, que questiona a vitória obtida pelo chefe de Estado nas últimas eleições. Da Europa o apelo às partes para que abram o colóquio. Neste clima, o Arcebispo Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados fez uma visita de 11 a 14 de setembro a Minsk para mostrar à Igreja Católica e ao país a paternal atenção do Papa Francisco.
Dom Gallagher chegou a Minsk na sexta-feira dia 11, acompanhado por Dom Antonio Mennini, Núncio Apostólico, e pelo Arcebispo Paul Butnaru, Secretário da Nunciatura em serviço na Seção de Relações com os Estados. Eles foram recebidos no aeroporto pelo Vice-Ministro das Relações Exteriores, Sr. Sergei Aleinik, e pelo Encarregado de Negócios da Nunciatura Apostólica em Belarus, Rev. Maher Chammas.
Primeiro dia encontro com Ministro do Exterior
Do aeroporto de Minsk, a delegação se dirigiu diretamente à sede do Ministério das Relações Exteriores, onde ocorreu a reunião com o Ministro Vladimir Makel. Durante o encontro, que durou cerca de uma hora e meia, foram recordados alguns dos momentos mais importantes da colaboração entre a Belarus e a Santa Sé no âmbito internacional, assim como a relevante contribuição da Igreja Católica local para o crescimento espiritual do povo bielorrusso, para sua assistência social, para a boa convivência nacional inter-religiosa e para a promoção da identidade cultural do país. Também foi dada particular atenção à melhor maneira pela qual a Igreja Católica pode continuar a realizar sua missão espiritual em benefício de todos os cidadãos.
Comunidades católicas e visita a Igrejas
No sábado, na sede da Nunciatura Apostólica, o o Arcebispo se reuniu com os Bispos católicos da Belarus. O encontro permitiu, por um lado, conhecer mais profundamente os desafios enfrentados pelas comunidades católicas e seus Pastores e, por outro, mostrar-lhes a proximidade concreta e o apoio do Santo Padre. O encontro foi muito útil para avaliar o caminho que a Igreja local deve seguir para permanecer fiel à sua identidade e à sua missão evangélica, ao mesmo tempo tornar-se um instrumento eficaz de coesão social.
À tarde, a Delegação visitou, em forma particular, a Catedral Ortodoxa de Minsk, juntamente com a Capela adjacente da Faculdade de Teologia Ortodoxa, e a Catedral Católica que se encontra nas proximidades. A visita permitiu conhecer alguns detalhes da história religiosa do país e, sobretudo, sua capacidade de renascimento espiritual após os tempos difíceis do ateísmo. E à noite, na sede da Nunciatura Apostólica, o Arcebispo Gallagher encontrou-se com o Vice-Ministro das Relações Exteriores e Embaixador junto à Santa Sé, Sr. Sergei Aleinik. A ocasião foi propícia para trocar novamente pontos de vista sobre vários temas de importância nacional e internacional e aprofundar a reflexão sobre alguns aspectos de maior relevância e atualidade.
Santa Missa na Nunciatura e visita ao Santuário
No domingo, 13 de setembro, Dom Gallagher celebrou a Santa Missa na capela da Nunciatura Apostólica com a presença de alguns embaixadores católicos. No final da celebração, houve uma breve saudação entre os presentes.
Na tarde do mesmo dia, a Delegação fez uma visita particular ao Santuário Memorial em homenagem a todos os Santos onde foram recebidos reitor, o Rev. Fyodor Povny. A ocasião foi propícia para aprender mais sobre a história do povo bielorrusso e a riqueza de sua tradição cristã ortodoxa, ambas muito unidas.
Na segunda-feira, 14 de setembro, Dom Gallagher voltou ao Vaticano.