Em mensagem publicada em seu site no Dia Mundial da Paz, os prelados colombiados reafirmam a sacralidade da vida humana e pedem que seja colocado um fim definitivo à “máquina de matar” que ensanguenta várias regiões do país.
Vatican News
“É chocante constatar a extensa lista de assassinatos e agressões verificadas no país em vários contextos nos últimos meses. Os ataques contra a vida e a dignidade humana são cada vez mais atrozes e trazem consequências humanitárias cada vez mais graves para toda a nação”.
Assim se expressaram os bispos colombianos, à luz dos últimos sangrentos acontecimentos ocorridos nos municípios de Buenos Aires (Cauca), Mosquera e El Charco (Nariño), em uma mensagem publicada no site do episcopado na Internet em 21 de setembro, dia em que se celebrou O Dia Internacional da Paz.
Os prelados rejeitaram estes atos de violência e expressaram sua proximidade aos familiares das vítimas e aos feridos e pediram “a todos aqueles que continuam a gerar violência para porem um fim definitivo a esta máquina de matar”, reafirmando a sacralidade da vida humana. Todos – órgãos governamentais, instituições públicas e privadas, sociedade civil e famílias – são convidados por outro lado a se comprometerem com a defesa da vida.
Os bispos solicitam às autoridades competentes a fortalecerem as medidas de proteção às comunidades afetadas e a procederem nas investigações e processos judiciais contra os responsáveis pelos massacres.
Exortando à promoção de iniciativas de solidariedade e apoio para as comunidades que continuam a sofrer as consequências diretas da violência, eles finalmente exortaram as comunidades católicas a continuar a rezar pela paz e a continuar a promover ações voltadas à reconciliação e à defesa da vida, direito básico e fundamental de todos os homens.
Vatican News Service – AP