De 16 a 18 de outubro, a Escola Universitária Católica de Cabo Verde (EU Católica) promoveu o III Simpósio Internacional com o tema “Filosofia e Bioética: Desafios Éticos na Medicina e na Investigação Científica no Século XXI”.
Nita Santos – Cabo Verde
Durante três dias, em simúltàneo na Praia, ilha de Santiago e Mindelo, na ilha de São Vicente, 15 renomados conferencistas nacionais e internacionais discutiram questões cruciais relacionadas à saúde global, com destaque para os painéis sobre Bioética, Biodireito e Justiça Social e igualdade na Saúde Global, tema do terceiro e último dia do evento. Assuntos que trouxeram discussões como o acesso a terapias inovadoras, a ética na saúde reprodutiva e os desafios trazidos pela pandemia.
A sessão de abertura foi presidida pelo Grão Chanceler da EU Católica, bispo de Cabo Verde e cardeal Dom Arlindo Furtado e pelo Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo.
A cerimónia contou ainda com a presença do Ministro da Administração Interna e de diversas personalidades da sociedade civil, administração pública e academia.
A conferência inaugural coube ao Padre Carlos César Chantre, que abordou os “Fundamentos Filosófico-Teológicos da Bioética Cristã”.
Segundo os organizadores, o evento gerou debates profundos sobre cuidados paliativos e o impacto das narrativas dos pacientes na tomada de decisões clínicas.
Aconteceu durante o evento a apresentação do livro “Teologia Política da Fé, Humanismo Cristão e Ciências Religiosas”, uma compilação de trabalhos de vários pesquisadores que debatem temas relacionados à teologia política, humanismo cristão e ciências da religião, com o objetivo de preservar e divulgar essas contribuições.