A Escola Salesiana de Artes e Ofícios, (ESAO), na ilha cabo-verdiana de São Vicente, inaugurou a 16-10-25 mais nove salas de aula. Estes novos espaços, assim como também a Placa Desportiva que foi reabilitada, vão contribuir para o aumento da qualidade do ensino naquela instituição e para o cultivo de hábitos saudáveis no seio da juventude.
Nita Santos – Mindelo
O acto aconteceu na presença do provincial dos Salesianos, o padre Tarcísio Morais, do Delegado do Ministério da Educação na ilha, do corpo directivo e da comunidade educativa.
Para o provincial, desde os primórdios, toda a ação da Escola Salesiana vai de encontro aos desafios que a educação exige no mundo contemporâneo.
A visita do provincial dos Salesianos de Portugal e Cabo Verde (nomeado para o sexénio 2023.2029) que teve a duração de 4 dias terminou no sábado, dia 18.
A instituição educacional orienta os cerca de dois mil alunos a duas vias, a geral e a técnica, incluindo o sistema foto-voltaico, refere o director, padre Luís Peralta.
O ensino é composto pelo Básico e Secundário desde o 1º ao 12º anos. Um corpo docente que ultrapassa uma centena, assegurado ainda por mais de 20 funcionários e auxiliares de acção educativa.
A Escola Salesiana de Artes e Ofícios, de Mindelo, que tem uma cantina, 2 laboratórios, um bar escolar, uma capela, biblioteca, um pavilhão desportivo, funciona desde 1954, colabora com a Diocese local na evangelização e formação da juventude.
A missão segue as pegadas de São João Bosco.