O sacerdote capuchinho que estava doente, foi encontrado sem vida no seu quarto na manhã de segunda-feira, 18 de outubro, na fraternidade, em São Lourenço, na ilha do Fogo. As autoridades fizeram o levantamento do corpo. As causas da morte deste filho de São Francisco ainda não foram reveladas.
Da Rádio Nova de Maria (Cabo Verde) para a Rádio Vaticano
Os capuchinhos lamentam e, consternado, o actual Custódio da Ordem em Cabo Verde fala de Frei Orfeo como cristão e missionário no arquipélago caboverdiano ao longo de 42 anos.
Apesar das dificuldades nas viagens inter-ilhas, o Frei Matias Silva espera viajar à ilha do Fogo e estar presente no funeral que deverá acontecer ainda esta semana.
O Bispo de Santiago de Cabo Verde também já reagiu a este falecimento. O Cardeal Dom Arlindo Furtado fala de Frei Orfeo como homem e sacerdote simples que se deu todo à Igreja em Cabo Verde.
O Frei Orfeo Guerino Marchesan tinha 80 anos, e vivia em São Lourenço, após largos anos de missão por estas Ilhas. Trabalhou nas ilhas do Sal, São Nicolau, São Vicente e Fogo.
Nascido em Veneza, Itália, em 1941, Frei Orfeo Marchesan é frade Capuchinho desde 1958 e Padre desde 1967. Trabalhou vários anos como missionário em Angola antes de vir para Cabo Verde nos finais dos anos 80.