No âmbito das comemorações do dia Mundial do Solo, cujo lema, este ano é “Mantenhamos o solo vivo protegendo a sua biodiversidade”, em Cabo Verde, o Ministério da Agricultura e Ambiente em parceria com o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário – INIDA, promoveu no dia 4/12, na cidade da Praia um Fórum Global sobre a biodiversidade do solo.
Dulce Araújo (com Rádio Nova)
O objectivo segundo a presidente do INIDA, Ângela Moreno, é sobretudo chamar a atenção das pessoas para a necessidade de conservar e cuidar bem do solo do como recurso escasso em Cabo Verde.
A presidente do INIDA alerta também para os perigos de se fazer a irrigação com água salgada e também da irrigação por alagamento. Ângela Moreno afirma que o solo é um companheiro vital do ser humano e por isso deve ser acarinhado e protegido contra a erosão.
Na sua perspectiva Cabo Verde é um local com bom nível de protecção do solo, graças aos projectos desenvolvidos pelos sucessivos Governos, mas considera que há ainda um caminho a percorrer.
O dia Mundial de Solo é celebrado a 05 de Dezembro, data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objectivo de assinalar o reconhecimento da importância do solo para a humanidade. É uma oportunidade única para reflectir e consciencializar a população em geral para a relevância deste recurso natural.
Radio Nova – Emissora cristã de Cabo Verde