Já está constituída a Comissão Instaladora da Rede dos Jovens Parlamentares da CPLP que vai ser presidida por Cabo Verde.
O acto aconteceu no dia 4/12 durante um webinar que reuniu deputados com menos de 45 anos de todos os parlamentos da comunidade.
Dulce Araújo (com Rádio Nova)
Segundo o deputado caboverdiano Luís Carlos Silva que preside à comissão instaladora, a rede vai ser um órgão de congregação dos jovens parlamentares da CPLP para partilhar das melhores práticas em termos de política para a juventude e potenciar a participação dos jovens na política.
Constituída, a comissão instaladora tem poucos dias para trabalhar e expor as propostas dos estatutos da rede que devem ser apresentados e aprovados já na sessão da Assembleia Parlamentar da CPLP, que terá lugar no dia 15 de Dezembro deste ano com vista a efectivar a rede.
O deputado Luís Carlos Silva explica que há três categorias que são medidas pelas Nações Unidas e pela União Interparlamentar. A comissão instaladora deverá trabalhar a proposta de estatutos no sentido de enquadrar todas as categorias.
Na reunião de sexta-feira, 5/12 participaram jovens parlamentares de todos os países da CPLP, com excepção do Brasil.
A Rede dos Jovens Parlamentares da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), foi criada na reunião da Assembleia Parlamentar da CPLP, realizada em Luanda, em Julho 2019 .