Na Diocese de Mindelo, em Cabo Verde, a Renúncia Quaresmal será dividida entre Bombeiros Voluntários e Caritas Diocesana, quem o diz é o próprio prelado, Dom Ildo Fortes.
Rádio Nova de Maria, para o Vatican News
A decisão vem na sequência da visita pastoral que o prelado de Mindelo efectuou à Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na ilha de Santo Antão e outra de três semanas às três paroquias da ilha de São Vicente onde “in locco” o Bispo de Mindelo viu como se vive nas periferias da ilha.
Refira-se que o fruto da renúncia quaresmal 2023/2024 foi endereçada à Caritas de Jerusalém para aliviar o sofrimento das vítimas da guerra entre Israel e Hamas.
Para ajudar a aliviar as situações precárias porque passam muitas famílias, a Diocese de Mindelo, através da Cáritas, está a construir um Centro para crianças, idosos, famílias vulneráveis e mulheres em risco, denominado “Centro Social Fratelli Tutti”.
No dia 12 de março, o prelado de Mindelo visitou as obras desse centro que está em fase adiantada e que será uma grande valia para a população dessa zona e toda a comunidade envolvente.
Dom Ildo fez saber que o custo total da obra vai além dos 300 mil euros.
O lançamento e bênção da primeira pedra do “Centro Social Fratelli Tutti”, que fica na localidade de Horta Seca, aconteceu em 23 de janeiro de 2025.