Em Cabo Verde, a Igreja Paroquial de Santa Catarina, na localidade de “Cabeça Carreira”, em Assomada, ilha de Santiago, acolheu este Domingo, 12, um grande número de fiéis para a celebração dominical durante a qual a Irmã Maria da Conceição Barbosa fez a sua profissão perpétua, na Congregação das Missionárias de São Pedro Claver.
Rádio Nova de Maria, em Cabo Verde
A Eucaristia foi presidida pelo Cardeal e Bispo de Santiago, Dom Arlindo Gomes Furtado.
A religiosa Maria da Conceição Barbosa considera que a família e a pertença a grupos paroquiais são de grande importância para uma decisão vocacional.
Antes da Irmã Conceição regressar à Comunidade em Paris, França, para aí trabalhar na expedição das duas revistas da Congregação, ela passa pela ilha de São Vicente para cumprimentar e celebrar com a Comunidade onde passou os primeiros anos de formação.
A profissão perpétua é a última decisão da jovem diante da escolha da vida religiosa para sempre. Trata-se de um SIM livre, generoso e definitivo para se dedicar a Deus e aos irmãos.
A Irmã Maria da Conceição Barbosa é natural da freguesia de Santa Catarina, ilha de Santiago, e membro da Congregação das Missionárias de São Pedro Claver.
A Congregação foi fundada na Áustria em 1894 por Maria Teresa Ledochówska.
De 27 nacionalidades, distribuídas em 42 Comunidades, as religiosas estão presentes nos 5 Continentes.
Em Cabo Verde estão presentes desde 2005, a convite na altura do 1º Bispo de Mindelo, Dom Arlindo Gomes Furtado. As Irmãs de São Pedro Claver têm uma Comunidade, na ilha de São Vicente.