Canadá. A Igreja no Québec em caminho no processo sinodal

0

O caminho sinodal, inaugurado pelo Santo Padre no 10 de outubro, se desenvolverá ao longo de três anos e terá três fases: diocesana, continental e universal. “Os bispos veem neste processo uma oportunidade para fazer uma verdadeira experiência de sinodalidade, em nível local, aprofundando a pastoral-missionária das dioceses do Québec sob a guia do Espírito Santo”, afirmam. Os prelados do Québec convidam todos os batizados no país a acompanhar este tempo de preparação mediante as suas orações

Vatican News

“Acolhemos com entusiasmo e em uníssono a proposta do Papa Francisco de envolver as dioceses no processo de preparação para a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos”: é o que afirmam os bispos do Québec, no Canadá, ao término de sua Plenária.

Os prelados referem-se ao Sínodo dos Bispos que vai se realizar no Vaticano em 2023, dedicado ao tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Caminho sinodal durará três anos e terá três fases

De fato, como já havia anunciado em maio passado a Secretaria Geral do Sínodo, por desejo do Papa Francisco, a próxima Assembleia ordinária dos bispos do mundo inteiro não será celebrada apenas no Vaticano, mas em cada Igreja particular dos cinco Continentes, seguindo um itinerário trienal de escuta, discernimento, consulta.

O caminho sinodal, inaugurado pelo Santo Padre no Vaticano no sábado e domingo, dias 9 e 10 de outubro, se desenvolverá ao longo de três anos e terá três fases: diocesana, continental e universal.

Fase diocesana

A primeira, a ser iniciada pelas dioceses no domingo, 17 de outubro, sob a presidência do bispo local, prevê uma consulta entre os fiéis, que será utilizada pela Secretaria Geral do Sínodo para redigir o primeiro Instrumentum laboris, que será publicado em setembro de 2022.

Fase continental

A seguir, terá início a segunda fase, até março de 2023, durante a qual haverá um colóquio “continental” das Igrejas sobre o Documento de trabalho. Deste colóquio, a Secretaria sinodal vai elaborar um segundo Instrumentum laboris, que será divulgado em junho de 2023.

Fase universal

Por fim, em outubro do mesmo ano, terá início a terceira e última fase com o Sínodo “universal”, que terá lugar no Vaticano.

Uma verdadeira experiência de sinodalidade

“Os bispos – prossegue a nota – veem neste processo uma oportunidade para fazer uma verdadeira experiência de sinodalidade, em nível local, aprofundando a pastoral-missionária das dioceses do Québec sob a guia do Espírito Santo.”

Neste sentido, incentivam “todas as comunidades paroquiais, movimentos e associações católicas, institutos de vida consagrada e outros grupos cristãos a participar deste itinerário de escuta, colóquio e discernimento”, no espírito do Documento Preparatório e do Vade-mécum redigidos para a ocasião e publicados em 7 de setembro.

Ouvir, falar, dialogar

Neles são propostas três diretrizes: ouvir, “sem preconceitos”; falar, “com coragem e audácia”; dialogar com a Igreja, a sociedade e outras confissões cristãs.

O Documento preparatório será, antes de tudo, um instrumento para favorecer a primeira fase de escuta e consulta, entre o Povo de Deus nas Igrejas particulares; enquanto o Vade-mécum será um manual que oferecerá ajuda prática aos encarregados diocesanos para preparar e reunir os fiéis. O texto traz fontes litúrgicas e bíblicas, orações e um glossário de termos para o processo sinodal.

Caminho rumo ao Sínodo confiado ao Espírito Santo

Por fim, os Bispos do Québec se propõem confiar ao Espírito Santo o caminho rumo ao Sínodo, enquanto convidam todos os batizados no país a acompanhar este tempo de preparação mediante as suas orações.

Vatican News – IP/MT/RL

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui