Catequese e Liturgia ao longo da História da Igreja – 4ª parte

0

O Documento 84 da CNBB, Diretório Nacional de Catequese, dedicou vários números ao tema da Catequese e Liturgia, sempre reafirmando a mútua dependência dessas duas dimensões da ação pastoral da Igreja. Considera, primeiramente, a Liturgia como fonte da catequese, e cita a proclamação da Palavra, a homilia, as orações, os ritos sacramentais, a vivência do ano litúrgico e as festas como momentos de educação e crescimento na fé. Logo a seguir, o Diretório insiste na catequese litúrgica, dizendo que “é tarefa fundamental da catequese iniciar eficazmente os catecúmenos e catequizandos nos sinais litúrgicos e através deles introduzi-los no mistério pascal”.

Faz-se necessário e urgente o desenvolvimento de um processo de integração, colaboração mútua, colóquio franco e construtivo entre catequistas e agentes da pastoral litúrgica. Não se trata de uma relação opcional ou de considerar uma ou outra dimensão como apêndice, mas de se perceber o quanto uma se esvazia sem a outra.

É relevante repensarmos nossa prática no que se refere ao modo como celebramos nos encontros catequéticos, como lidamos com a dimensão do simbólico, especialmente com os sinais litúrgicos. Realmente celebramos ou somente inserimos orações como anexos pouco importantes em nossos encontros? Ensinam-se orações, mas não se educa para a atitude orante e celebrativa. Fala-se da oração e da liturgia, mas desconhece-se a missão iniciática da catequese, isto é, ainda não se entendeu que a catequese precisa iniciar os catequizandos à riqueza da liturgia, nas suas mais variadas formas e meios de celebrar a vida e a fé.

(14ª parte dos artigos de Dom Félix sobre “Catequese e Liturgia”).

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui