Foram onze os catequistas da Diocese de Santiago de Cabo Verde que vieram a Roma para o Jubileu dos Catequista (27-28/9/25). Ver o Papa de perto, ouvir a sua mensagem e participar na catequese em língua portuguesa, assim como estar com tantas pessoas doutros países e culturas, foram os momentos mais fortes que viveram em Roma. Regressaram fortificados e mais conscientes de que ser catequista é ainda antes de ensinar os princípios do Evangelho, vivê-los e dar testemunho disso aos catequisandos.
Dulce Araújo – Vatican News
No âmbito do Jubileu dos Catequistas que decorreu em Roma nos dias 27 e 28 de setembro 2025, o grupo que veio da Diocese de Santiago, em Cabo Verde, visitou, como muito interesse, as instalações da Rádio Vaticano/Vatican News e no final, dois deles – Sofia Vieira e José Maria Varela – ambos da Paróquia de São José na Cidade da Praia, partilharam as suas impressões do Jubileu e falaram dos desafios da Catequese na Diocese a que pertencem.
À parte alguma dificuldade em obter vistos, tudo correu bem e a emoção foi grande por poderem estar perto do Santo Padre e colher a sua mensagem para os catequistas.
No final de tudo, passando também pela catequese em língua portuguesa ministrada por Dom Leomar, o que levaram para lar é uma maior consciência de que ser catequistas é antes de tudo, viver Cristo e dar testemunho disso. “Para mim ser catequista é ser cristã” – sublinha a Sofia. “É viver o Evangelho antes de o transmitir” – acrescenta José Maria Varela, que se mostra feliz por a Igreja em Cabo Verde, a todos os níveis, estar a investir muito na Catequese.
Os desafios são ainda muitos, entre os quais, o facto de alguns pais mandarem os filhos para a catequese, mas não frequentarem a Igreja. Não faltam, todavia, estratégias para procurar ultrapassar isso, assim como é grande o esforço de dar cada vez mais formação aos catequistas que, quantitativamente, são, contudo, ainda insuficientes.
José Maria Varela aborda ainda a questão dos manuais, embora seja uma questão que está sob a alçada do Secretariado da Catequese.
O ter estado no Jubileu dos Catequistas – como de restou nalguns eventos mundiais como a JMJ e encontro das Famílias – foi uma experiência positiva que certamente os reforçou na sua missão de catequistas, prontos a enfrentar desafios e a dar o testemunho de Cristo aos outros na catequese.
Durante a sua estada em Roma o grupo dos catequistas da Diocese de Santiago participaram na tarde do domingo, 28 de setembro na celebração liturgica na Igreja Santa Francisco Cabrini, onde a comunidade cabo-verdiana em Roma se reune todos os domingos para a Eucaristia.