A Romaria de Benigna deste ano, que recorda os 84 anos do martírio da primeira Beata do Ceará, está unindo fé, cultura e juventude em Santana do Cariri. Com o tema “Beata Benigna Cardoso, sinal de Esperança para o mundo”, as atividades deste ano começaram em 15 de outubro e tem o ponto alto nesta sexta-feira, 24 de outubro, data do martírio da Menina Benigna.
Vatican News
Santana do Cariri mais uma vez está sendo tomada por uma onda de fé, emoção e devoção com a realização da Romaria de Benigna que tem reunido milhares de fiéis de várias partes do Ceará e do nordeste do país, em homenagem à Beata Benigna Cardoso da Silva, a heroína da castidade. Com o tema, “Beata Benigna Cardoso, sinal de Esperança para o mundo”, a programação reforça a espiritualidade, a felicidade e o testemunho de fé da jovem mártir. Assim como reforçou o Pe. Idemário da Silva Muniz, pároco da Paróquia Sra. Sant’Ana de Santana do Cariri/CE: “a Igreja vive o Ano Santo da Esperança e, olhando para a Beata Benigna, é um sinal de esperança para toda a humanidade”.
As celebrações começaram em 15 de outubro, data em que se comemora o nascimento da Beata, e foram marcadas por atividades como o I Concurso de Bolos em homenagem à Menina Benigna — um momento de criatividade, confraternização e partilha entre os devotos, que se reuniram para celebrar a vida e o exemplo da Beata do Cariri.
Nos outros dias, a cidade viveu intensamente as novenas preparatórias, missas, vigílias e manifestações culturais que mobilizaram as comunidades. Um dos grandes momentos foi o Jubileu da Juventude, que neste ano aconteceu em Santana do Cariri, reunindo jovens de toda a diocese de Crato. O evento contou com muita animação, oração e música, tendo como atração principal o cantor William Sanfona, que conduziu o público em um verdadeiro encontro de fé e esperança. Outro momento marcante foi o show católico com Suely Façanha e a apresentação cultural da quadrilha junina Trem Maluco, que tocaram o coração dos devotos com canções inspiradoras, encerrando a noite em clima de fé, louvor e oração pela Beata. Segundo o Pe. Cícero da Silva, vigário paroquial de Santana do Cariri, há muitos romeiros, de vários lugares, “um sinal de que a graça e o amor de Deus através de Benigna está chegando ao coração de muita gente”.
As celebrações em 24 de outubro, dia do martírio
O ponto alto da Romaria acontece nesta sexta-feira, 24 de outubro, data em que se celebram os 84 anos do martírio da Beata Benigna Cardoso da Silva. O dia é marcado por uma intensa programação religiosa: além de missas no local do martírio, no santuário e na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, teráTerço da Divina Misericórdia e Momento de Oração, seguido de procissão com a imagem da Beata Benigna até a Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana. Às 17h será realizada a Santa Missa de Encerramento, presidida por dom Magnus Henrique Lopes, bispo diocesano de Crato, numa grande celebração pela renovação da fé dos devotos, que seguem esperançosos pela canonização da Beata Benigna.
Além de seu caráter religioso, a Romaria de Benigna 2025 reforçou o turismo religioso e cultural em Santana do Cariri, movimentando a economia local e fortalecendo a identidade do município como berço da fé e da tradição caririense. Quem recorda a “grande festa” dos devotos no local é Ypsilon Félix, secretário de Cultura, Turismo e Romaria de Santana do Cariri, além de membro da Comissão de Benigna, ao afirmar que está sendo “um momento muito especial para Santana do Cariri e para todo o povo de fé que acompanha a trajetória dessa jovem que deu a vida em defesa da fidelidade a Deus. Benigna se tornou um exemplo de coragem e esperança. A Romaria deste ano está demonstrando mais uma vez a força desta devoção popular neste santuário vivo”.


