“Quem está unido a Jesus produz frutos” – este foi o tema que permeou a celebração com os catadores e catadoras de materiais recicláveis da ASCANAVI, no galpão de reciclagem, na manhã do dia 10 de maio, que contou com a participação de vários convidados.
A celebração foi conduzida pelo Padre Paulo Almeida, pároco da Paróquia São Sebastião de Capitão Andrade, cuja reflexão foi baseada no Evangelho de João 15,1-8 (“Eu sou a verdadeira videira, meu Pai é o agricultor, vós sois os ramos”).
Durante a celebração foi feita homenagem póstuma ao catador Gessi Lima, falecido no dia 16 de abril de 2023, com as presenças da Esmeralda (esposa) e Mariele (filha) do Gessi. Pe. Paulo convidou alguns participantes que apanhasse um “ramo” e dissesse qual o fruto que Gessi deixou e que nos inspira hoje a seguir o seu exemplo?
Desde que conheci o Gessi, aprendi muito com ele e sua história de vida. Uma pessoa humilde e de grande sabedoria. Sempre antenado e pronto para contribuir com o crescimento da Ascanavi e a luta dos catadores(as) em geral. Tinha grande motivação em orientar as pessoas sobre a importância da reciclagem. Deixou nos um legado de que vale a pena lutar sempre e jamais desanimar. (Marinalva Alves, coordenadora da Pastoral do Povo da Rua).
Após a celebração, muito bem conduzida pelo Pe. Paulo, e marcada pela emoção, foi partilhado o lanche.
A atividade foi organizada pela Equipe de Animação das CEBs da Diocese de Gov. Valadares – MG