Solenidade de Cristo Rei – Dia 22 de Novembro de 2020
A Igreja encerra o Ano Litúrgico neste domingo, 22 de novembro, com a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo. E a Comissão para a Liturgia da CNBB oferece o roteiro Celebrar em Família para download gratuito.
Neste tempo de pandemia, o Roteiro para Celebração da Palavra em Família tem contribuído para que muitos fiéis celebrem, em comunhão com a Igreja, o Dia do Senhor. Acolhendo as orientações das autoridades sanitárias, os bispos, nas mais diversas situações e realidades, vão, a partir de um cuidadoso discernimento, orientando suas dioceses, paróquias e comunidades sobre o retorno das celebrações comunitárias presenciais. Mas são inúmeros os fiéis que ainda se encontram impossibilitados – por motivo de saúde ou idade, ou porque pertencem ao denominado ‘grupo de risco’ – de participar das celebrações comunitárias dominicais.
Assim, a Comissão para a Liturgia da CNBB continua a oferecer esta sugestão de Celebração da Palavra de Deus para ser celebrada nas casas, em família: “São muitos os horários de transmissão de missas em nossos canais católicos que podemos acompanhar, mas vivendo a dignidade de povo sacerdotal que nosso batismo nos conferiu, podemos não só acompanhar, mas CELEBRAR com nossas famílias o Dia do Senhor”.
Esta Comissão sugere que seja preparado um local adequado na lar para os familiares celebrarem e rezarem juntos. Por isso, ela sugere o seguinte: “Prepare sua Bíblia com o texto a ser proclamado, um vaso com flores, um crucifixo, uma imagem de Nossa Senhora e uma vela a ser acesa no momento da celebração. Escolha quem irá fazer o “Dirigente” (D) da celebração (pode ser o pai ou a mãe) e quem fará as leituras (L). Na letra (T) todos rezam ou cantam juntos”.
A celebração da Solenidade de Cristo Rei recorda a proposta do Reino de Deus, onde Jesus é o Rei. “Este reino que foi semeado em nossa realidade e em nossa vida. Como discípulos, seguidores do “Caminho”, somos chamados a testemunhar, edificar, por meio do amor, essa presença que terá seu tempo definitivo no mundo que há de vir”. No Evangelho, segundo Mateus, Jesus fala do Julgamento das Nações.