Assim se intitula o evento com que a Diocese de Verona, no norte da Itália, recorda neste fim de semana, 15 e 16 de Junho, duas grandes figuras da História da Guiné-Bissau: Dom Settimio Ferrazzetta e Amílcar Cabral, ambos nascidos em 1924 e ambos ligados ao resgate humanístico e evangélico do povo guineense.
Dulce Araújo – Vatican News
Dom Settimio foi o primeiro Bispo de Bissau, da era pós independência, e distinguiu-se pelo seu empenho evangélico e pela paz, enquanto que Amílcar Cabral empenhou, até ser assassinado em 1973, pela independência e pelo progresso humano dos guineenses e dos cabo-verdianos com uma grande visão humanista.
A Igreja de Verona, terra Natal de Dom Settimio tem em programa para a tarde deste sábado um Colóquio sobre o Centenário destas duas figuras. Os oradores serão o Bispo de Verona, Dom Domenico Pompili, Dom José Camnate Na Bissign que foi sucessor de Dom Settimio à frente da Diocese de Bissau (de 1999 a 2020), o jornalista e filósofo, Filomeno Lopes e ainda Filomena Pereira, Frei Alberto Bosquetto e Marta Iala.
Ainda nessa tarde será apresentado o livro “Settimio Arturo Ferrazzeta, testemunho do Evangelho na Guiné-Bissau” da autoria de Padre Sergio Marcazzani. Uma edição do Centro Missionário Diocesano em português e italiano – informa um comunicado da Igreja de Verona sobre o evento.
Domingo haverá, em Selva di Progno, uma celebração eucarística em sua memória, presidida por Dom José Camnate e será inaugurado um “percurso narrativo” de dois quilómetros, intitulado “A caminho, em direção à casa Ferrazzetta”. Uma estátua e seis painéis em mármore com biografia, imagens, cartas, provérbios africanos e anedotas, narram o percurso de Dom Settimio desde a morte em Bissau, em 1999, até ao seu nascimento em Selva di Progno em 1924. É uma Casa/Museu.
O encontro do domingo concluir-se-á com almoço e festa animada por “Mundjundan”, danças populares da Guiné-Bissau que celebram pessoas importantes, sublinha ainda a nota de imprensa. Guineenses de vários países da diáspora deslocam-se a Verona para participar no evento.
Entretanto, o centenário de nascimento de Amílcar Cabral está também a ser celebrado de 10 a 16 de junho, num duplo evento, da iniciativa da Rosa de Porcelana Editora, na ilha do Sal, em Cabo Verde: o Colóquio Centenário de Amilcar Cabral e a VI edição do Festilva de Literatura Mundo do Sal.