“Cem anos, duas grandes histórias na Guiné-Bissau”

0

Assim se intitula o evento com que a Diocese de Verona, no norte da Itália, recorda neste fim de semana, 15 e 16 de Junho, duas grandes figuras da História da Guiné-Bissau: Dom Settimio Ferrazzetta e Amílcar Cabral, ambos nascidos em 1924 e ambos ligados ao resgate humanístico e evangélico do povo guineense.

Dulce Araújo – Vatican News

Dom Settimio foi o primeiro Bispo de Bissau, da era pós independência, e distinguiu-se pelo seu empenho evangélico e pela paz, enquanto que Amílcar Cabral empenhou, até ser assassinado em 1973, pela independência e pelo progresso humano dos guineenses e dos cabo-verdianos com uma grande visão humanista.

A Igreja de Verona, terra Natal de Dom Settimio tem em programa para a tarde deste sábado um Colóquio sobre o Centenário destas duas figuras. Os oradores serão o Bispo de Verona, Dom Domenico Pompili, Dom José Camnate Na Bissign que foi sucessor de Dom Settimio à frente da Diocese de Bissau (de 1999 a 2020), o jornalista e filósofo, Filomeno Lopes e ainda Filomena Pereira, Frei Alberto Bosquetto e Marta Iala.

Ainda nessa tarde será apresentado o livro “Settimio Arturo Ferrazzeta, testemunho do Evangelho na Guiné-Bissau” da autoria de Padre Sergio Marcazzani. Uma edição do Centro Missionário Diocesano em português e italiano – informa um comunicado da Igreja de Verona sobre o evento.

Domingo haverá, em Selva di Progno, uma celebração eucarística em sua memória, presidida por Dom José Camnate e será inaugurado um “percurso narrativo” de dois quilómetros, intitulado “A caminho, em direção à casa Ferrazzetta”. Uma estátua e seis painéis em mármore com biografia, imagens, cartas, provérbios africanos e anedotas, narram o percurso de Dom Settimio desde a morte em Bissau, em 1999, até ao seu nascimento em Selva di Progno em 1924. É uma Casa/Museu. 

O encontro do domingo concluir-se-á com almoço e festa animada por “Mundjundan”, danças populares da Guiné-Bissau que celebram pessoas importantes, sublinha ainda a nota de imprensa. Guineenses de vários países da diáspora deslocam-se a Verona para participar no evento. 

Entretanto, o centenário de nascimento de Amílcar Cabral está também a ser celebrado de 10 a 16 de junho, num duplo evento, da iniciativa da Rosa de Porcelana Editora, na ilha do Sal, em Cabo Verde: o Colóquio Centenário de Amilcar Cabral e a VI edição do Festilva de Literatura Mundo do Sal. 

Cartaz dos dois eventos no Sal

Cartaz dos dois eventos no Sal

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui