Numa nota publicada em seu site, a Conferência Episcopal Chilena explica a decisão de prorrogar a Campanha da Fraternidade da Quaresma até 31 de maio. A iniciativa permanecerá até o Domingo de Pentecostes.
Cidade do Vaticano
“Promover, neste momento de crise causado pela pandemia de Covid-19, uma experiência mais profunda de fé em solidariedade com os nossos irmãos e irmãs migrantes.”
Assim, numa nota publicada em seu site, a Conferência Episcopal Chilena explica a decisão de prorrogar a Campanha da Fraternidade da Quaresma até 31 de maio, Domingo de Pentecostes.
Intitulada “A sua e a nossa contribuição, força para todos”, a Campanha da Fraternidade da Quaresma teve início, em 26 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, e deveria terminar em 5 de abril, Domingo de Ramos. No entanto, prosseguirá com o objetivo de “arrecadar fundos para apoiar projetos em todo o Chile com as comunidades de acolhimento, proteção, promoção e integração de migrantes”.
“A atual pandemia de coronavírus”, explica a Igreja chilena, “está acentuando ainda mais as condições de vulnerabilidade e pobreza que afetam os migrantes, por causa da precariedade de emprego, falta de acesso aos direitos básicos e a superlotação nas estruturas dedicadas a eles”.
“Reconhecendo que essa situação difícil tem consequências diretas nas possibilidades econômicas das pessoas”, explica o secretário executivo da campanha, José Tomás Silva, “de acordo com todos os delegados diocesanos, decidimos prorrogar a nossa iniciativa”. O objetivo não é apenas concreto, ou seja, angariar fundos, mas também espiritual, viver “uma experiência de fé através da oração, o jejum e a solidariedade com os nossos irmãos e irmãs migrantes”. Além da Campanha, o secretário executivo informa que “foi proposto destinar 10% dos recursos para a ajuda direta aos migrantes”, atingidos duramente pela pandemia.
As doações podem ser feitas on-line. “As pessoas que desejam colaborar nessa iniciativa podem contribuir de lar por meio de transferência bancária eletrônica ou cartão de crédito”. Todas as referências estão disponíveis no site www.cuaresmadefraternidad.cl/