O provincial dos jesuítas no Chile, padre Gabriel Roblero, expressa na nota que o difícil cenário que o Chile vive atualmente como sociedade, é também uma oportunidade para servir e agir de forma solidária com os que sofrem.
Vatican News
A Companhia de Jesus do Chile disponibilizou às autoridades sanitárias a lar de Exercícios Espirituais Padre Hurtado, para ser usada como centro de atendimento aos pacientes de Covid-19. No momento, a estrutura está sob administração especializada do Serviço Nacional do Idoso (Senama).
“Hoje, mais do que nunca – lê-se em um comunicado– é necessário o trabalho colaborativo, e neste espírito, a Companhia de Jesus ofereceu às autoridades esse complexo, que possui aproximadamente 250 quartos e que será usado para assistir idosos infectados com coronavírus que necessitam de cuidados médicos”.
Por seu turno, a nota destaca que o Serviço Nacional do Idoso, entidade responsável pela administração da lar Padre Hurtado, se encarrega de prover e administrar os cuidados médicos e a alimentação, entre outros, das pessoas que ali residirem durante a atual emergência sanitária.
O provincial dos jesuítas no Chile, padre Gabriel Roblero, expressa na nota que o difícil cenário que o PAÍS vive atualmente como sociedade, é também uma oportunidade para servir e agir de forma solidária com os que sofrem.
“Espero – afirma o sacerdote jesuíta – que continuemos aprofundando com um olhar mais voltado para os outros, para o vizinho que não pode fazer compras, para o idoso que está isolado e assustado, para a pessoa em situação de rua que não tem para onde ir, para os que estão perdendo seus empregos devido aos efeitos econômicos dessa pandemia. Vivemos tempos difíceis, aos quais podemos resistir somente insistindo nesse sentido de solidariedade e restaurando nosso modo de ser comunidade”.
As casas de retiros dos jesuítas em Valparaíso e Concepción também estão sendo usadas pelas autoridades de saúde do país para enfrentar a pandemia, bem como as estruturas de várias Congregações religiosas presentes no Chile.
A situação da pandemia no país sul-americano está se agravando com contágios que aumentam diariamente. Neste sábado, 11, estavam confirmados mais de 6.500 os casos de contágio por coronavírus, dos quais cerca de 320 pacientes são assistidos por ventilação mecânica e cerca de 70 estão em estado “crítico”. Os mortos chegam a 73.
O governo declarou estado de exceção por catástrofe, com toque de recolher a partir das 22 horas, com as aulas suspensas até maio e com as fronteiras, shopping centers, cinemas, restaurantes e comércio que não seja para atender as primeiras necessidades, fechados.
Apesar da gravidade da situação, centenas de chilenos driblaram as proibições e viajaram nas últimas horas para suas segundas residências durante Páscoa, “uma atitude que, segundo a Organização Mundial da Saúde, mostra que ainda não há uma consciência plena no país sobre a severidade da pandemia.”