Colômbia: tem início a Semana do Migrante e do Refugiado

0

O lema da Semana “Estamos no mesmo barco, remamos juntos” convida as pessoas a partilhar a vida, a reconhecer a riqueza dos migrantes em sua chegada a diferentes regiões, a promover sua integração e a reduzir a xenofobia.

Anna Poce /Mariangela Jaguraba – Vatican News

Colômbia promove a Semana do Migrante e do Refugiado 2020 com o lema “Estamos no mesmo barco, remamos juntos”, em modalidade virtual, por causa da difusão da pandemia de coronavírus no país. A inciativa teve início na segunda-feira, 21, e prossegue até o próximo domingo, 27, com a intenção de mostrar “o drama dos deslocados internos, um drama muitas vezes invisível” e as várias ações que estão sendo feitas em apoio a essas pessoas.

Como afirma o Papa Francisco em sua mensagem para o 106º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, devemos “acolher, proteger, promover e integrar os deslocados internos”, lê-se no site do episcopado.

Promover a integração

O lema da Semana “Estamos no mesmo barco, remamos juntos”, convida as pessoas a partilhar a vida, a reconhecer a riqueza dos migrantes em sua chegada a diferentes regiões, a promover sua integração e a reduzir a xenofobia.

Como não é possível participar fisicamente dos encontros e atividades devido à pandemia, a Secretaria Nacional de Pastoral Social/Caritas Colômbia (SNPS/CC) partilhou on-line o seu material informativo, incluindo imagens para redes sociais, reflexões do Papa para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado 2020, frases bíblicas incentivando o amor ao próximo, um livreto para crianças que fala sobre integração e apoio aos irmãos migrantes, um vídeo explicando a lei de imigração, os testemunhos de migrantes venezuelanos e colombianos que receberam ajuda da Igreja Católica, artigos sobre o trabalho realizado pela Pastoral da População Migrante, histórias de vida de migrantes e testemunhos em vídeos de sacerdotes que ajudam esta população nas regiões.

“Todos poderão participar e desfrutar dessa celebração, baixando estes recursos on-line e compartilhando-os nas redes sociais”, afirmam os organizadores.

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui