“Penso que, desde a minha juventude, nunca perdi a intuição de que uma vida em comunidade pode ser um sinal de que Deus é amor; só amor. Pouco a pouco crescia em mim a convicção de que era essencial criar uma comunidade de homens decididos a dar toda a sua vida, e que procurassem sempre compreender-se mutuamente e reconciliar-se: uma comunidade onde a bondade do coração e a simplicidade estivessem no centro de tudo.” (Irmão Roger)
Vatican News
França, 20 de agosto de 1940. Roger Schutz, um jovem pastor calvinista suíço de 25 anos, chega pela primeira vez a Taizé e pouco depois começa a acolher pessoas necessitadas e em dificuldade, dando origem à Comunidade de Taizé.
Oitenta anos mais tarde, a Comunidade reúne católicos e protestantes, provenientes de cerca de trinta países do mundo, e realiza o sonho de seu fundador, que é ser “uma parábola de comunhão, fermento de reconciliação na família humana”.
“Penso que, desde a minha juventude – escreveu Frère Roger – nunca perdi a intuição de que uma vida em comunidade pode ser um sinal de que Deus é amor; só amor. Pouco a pouco crescia em mim a convicção de que era essencial criar uma comunidade de homens decididos a dar toda a sua vida, e que procurassem sempre compreender-se mutuamente e reconciliar-se: uma comunidade onde a bondade do coração e a simplicidade estivessem no centro de tudo.”
Em vista de seu 80º aniversário, a comunidade programou alguns eventos em Taizé, entre os quais a iniciativa “Sempre a caminho, nunca desenraizados”.
O encontro, devido à pandemia do coronavírus, será realizado online de 28 a 20 de agosto. A programação inclui momentos de oração e celebrações ecumênicas, reflexões bíblicas, conferências e encontros virtuais subdivididos em grupos de trabalho. Também é esperada a intervenção do Irmão Alois, atual prior da Comunidade. O evento online é aberto a jovens entre 18 e 35 anos.
Por último, recorda-se que o 16 de agosto marca outro aniversário relevante, nomeadamente os 15 anos da morte de Frère Roger, morto em 2005 aos 90 anos por uma mulher perturbada, durante a prece publicada celebrada na comunidade.
Vatican News Service – IP