Em caráter emergencial, em nome do Santo Padre, a Congregação para as Igrejas Orientais destinou 10 respiradores pulmonares para a Síria e outros 3 para o Hospital St. Joseph em Jerusalém, além da aquisição e fornecimento de kits de diagnóstico para Gaza e contribuição extraordinária para as atividades do Hospital da Sagrada Família em Belém.
Vatican News
A Congregação para as Igrejas Orientais divulgou um comunicado neste sábado, onde anuncia a criação de um fundo de emergência em ajuda às Igrejas Orientais:
“Nos dias em que muitos irmãos e irmãs das Igrejas do Oriente celebram o Santo Tríduo da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor e na véspera da festa da Divina Misericórdia, a Congregação para as Igrejas Orientais – acolhendo o convite do Santo Padre para não deixar sozinhos os sofredores sozinhos, e entre eles os mais pobres, diante da emergência global causada pela pandemia de Covid-19 – instituiu o Fundo de Emergência da CEC (Congregação para as Igrejas Orientais).
Graças à colaboração ativa da CNEWA (Catholic Near East Welfare Association) – PMP ((Pontifical Mission for Palestine), quer nas sedes centrais em Nova York e no Canadá, assim como em seus escritórios locais, e com constante conexão com outras agências que compõem a ROACO (Reunião das Obras de Ajuda Orientais da Igreja), será possível garantir apoio a algumas intervenções, também baseadas na Coleção da Terra Santa, transferida neste ano para o domingo 13 de setembro, o que normalmente garante subsídios à vida das Igrejas no Oriente.
O Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral e a Secretaria-Geral da Caritas Internationalis serão informados de cada intervenção.
Concretamente, graças às sugestões das Nunciaturas Apostólicas, decidiu-se imediatamente garantir a doação, em nome do Santo Padre:
– Síria: 10 respiradores pulmonares, em colaboração com a AVSI, a serem subdivididos nas três estruturas para as quais rem continuidade o projeto “Hospitais Abertos”.
– Terra Santa: 3 respiradores pulmonares para o Hospital St. Joseph em Jerusalém, aquisição e fornecimento de kits de diagnóstico para Gaza e contribuição extraordinária para as atividades do Hospital da Sagrada Família em Belém.
Pedidos vindos de outros territórios estão sendo estudados.
Não obstante a incerteza econômica, será garantida a ajuda que anualmente a Congregação dá às escolas e universidades católicas, além de programas de acompanhamento para o drama das pessoas deslocadas da Síria e do Iraque e dos refugiados no Líbano e na Jordânia, também em colaboração com as Agências Católicas que fazem parte da ROACO.
Que continue da parte de todos o compromisso de oração a Deus Pai para nos libertar dos males que afligem a humanidade, juntamente com os gestos de solidariedade ativa e caridade fraterna.
Para ulteriores atualizações e como contribuir para o Fundo de Emergência da CEC, escreva para roaco@orientchurch.va”