Respondendo às perguntas dos jornalistas, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé sublinhou que, após o anúncio de algumas ordenações episcopais em julho, os diálogos entre as partes prosseguem.
Vatican News
“Prosseguem os contatos entre a Fraternidade São Pio X e a Santa Sé; a vontade é a de evitar rupturas ou soluções unilaterais em relação às problemáticas surgidas.” Assim afirmou Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, ao responder às perguntas dos jornalistas sobre o anúncio feito na segunda-feira, 2 de fevereiro, pela Fraternidade, de próximas consagrações episcopais previstas para o dia 1º de julho no Seminário Internacional São Cura d’Ars, em Flavigny-sur-Ozerain, na França.
No comunicado da Fraternidade São Pio X, faz-se referência a uma carta enviada à Santa Sé na qual se exprimia “a necessidade particular da Fraternidade de assegurar a continuidade do ministério de seus próprios bispos”. A Santa Sé – lê-se no comunicado – enviou “uma carta que não responde de modo algum às nossas solicitações”; daí a decisão de prosseguir pelo caminho indicado.

