Geminação entre o Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor e Santuário de Frei Galvão: em uma noite histórica e memorável, o Cristo Redentor foi revestido pelo marrom do hábito franciscano de Frei Galvão. A projeção das vestes do primeiro Santo Brasileiro nesse símbolo da fé do povo brasileiro coroou a parceria entre o Santuário do Cristo Redentor e o Santuário de Frei Galvão, em Guaratinguetá – SP
Setor de comunicação – Santuário Frei Galvão
No dia 10 de julho, véspera do aniversário de ordenação sacerdotal de Frei Galvão, no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor foi celebrado a geminação com o Santuário de Frei Galvão, de Guaratinguetá – SP. A palavra “geminação” é uma palavra proveniente do latim. Gemino,-are, dobrar, duplicar, unir, emparelhar. Ou seja, geminação é um estabelecimento de relações recíprocas entre as duas entidades. O convênio assinado entre as duas instituições tem por objetivo promover o intercâmbio cultural, fortalecer laços de amizade e colaboração mútua. Além disso, serão desenvolvidas parcerias nas áreas da Fé, Turismo e Desenvolvimento Sustentável e Social.
Promover a devoção ao santo franciscano
Padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, destacou a alegria em poder fomentar e promover a devoção a Frei Galvão, primeiro Santo Brasileiro, a partir desse grande símbolo nacional, o Cristo Redentor. Seu intuito é criar um fluxo de visitas e peregrinações em Guaratinguetá e incentivar a fé e a devoção a Frei Galvão, cujo testemunho e vida tem muito a contribuir com a evangelização do povo brasileiro. Para Frei Diego Atalino de Melo, reitor do Santuário Frei Galvão, trata-se de uma oportunidade única, com um profundo significado. Em sua fala, Frei Diego lembrou que a presença Franciscana no Rio de Janeiro ultrapassa os 430 anos. Além disso, a história de Frei Galvão também se encontra ligada ao território fluminense, uma vez que ele estudou e emitiu seus votos solenes nesse estado.
Nos braços abertos do Cristo Redentor
No entanto, o que causou uma grata surpresa a todos foi o fato de essa parceria estar sendo celebrada às vésperas do aniversário de 262 anos de ordenação sacerdotal de Frei Galvão, que tornou-se padre no dia 11 de julho de 1762, no Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro. Embora a data escolhida para a assinatura desse convênio não tenha sido pensada por esse motivo, quis a providência divina tornar ainda mais significativa essa parceria testemunhada sob os braços abertos do Cristo Redentor. Como testemunhas desse momento histórico fez-se presente uma delegação de Guaratinguetá formada por Frades, leigos e leigas, além do Secretário Municipal de Turismo, Sr. Mário Augusto Rodrigues Nunes. Também participaram frades da Fraternidade do Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca, local onde Frei Galvão viveu e ordenou-se sacerdote.
Primeiro santo brasileiro
Após a assinatura do convênio, houve a celebração da Missa presidida por Dom Ricardo Hoepers, Secretário Geral da CNBB, que destacou a importância dessa devoção para toda a Igreja do Brasil, expressando seu desejo pessoal de contribuir com a propagação desse grande santo franciscano. Assim, de agora em diante, todo dia 25 de cada mês os frades franciscanos poderão celebrar missas em honra a Frei Galvão aos pés do Cristo Redentor, bem como divulgar o seu Santuário em Guaratinguetá – SP. Outras iniciativas também serão pensadas com o objetivo de fortalecer os laços celebrados hoje em prol do primeiro Santo Brasileiro.