O Santo Padre Papa Francisco, como sucessor do Apóstolo São Pedro e pela solicitude e caridade para com as Igrejas locais em todo o mundo, decidiu nomear o Padre Joaquim Nhanganga Tyombe como novo Bispo da Diocese do Uíje, em Angola.
Anastácio Sasembele – Luanda, Angola
A notícia foi tornada pública ao meio-dia desta terça-feira (02/02) pelo Núncio Apostólico em Angola e São Tomé, D. Giovanni Gaspari, na presença de sacerdotes e religiosos da diocese de Viana que celebravam a festa da Apresentação do Senhor, dia dedicado aos Consagrados.
D. Joaquim Nhanganga Tyombe é natural do município de Cacula, Província da Huila, nasceu aos 22 de novembro de 1969, e até a data da sua nomeação ocupava as funções de Reitor e professor do Seminário Maior de Teologia Padre Leonardo Sikufinde, na arquidiocese do Lubango. È doutorado em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
Numa mensagem dirigida aos fiéis do Uíje D. Joaquim Nhanganga Tyombe disse que com ajuda de Deus vai procurar trabalhar com todas as forças vivas da Diocese, por forma a levar o trabalho do Senhor a bom porto.
E D. Emílio Sumbelelo, Bispo de Viana, e até então Administrador apostólico da diocese do Uíje, disse que o novo Bispo vai ajudar os fiéis a aprofundarem melhor a Palavra de Deus e a celebrar com vivacidade os sacramentos da Igreja.
D. Sumbelelo governou a Igreja particular do Uíje por mais de 10 anos e disse deixar uma Diocese composta por fiéis com muito fervor na fé.
D. Joaquim Nhanganga Tyombe foi ordenado Presbítero do Clero secular do Lubango a 24 de novembro de 2001.