Valentina Alazraki é a primeira jornalista da América Latina a ser homenageada com este título pela Universidade Pontifícia de Cracóvia.
Mauro Luiz do Nascimento Júnior
A jornalista mexicana Valentina Alazraki foi homenageada nesta quarta-feira (11/01) com o título de doutora honoris causa pela Universidade Pontifícia João Paulo II, em uma cerimônia realizada no santuário dedicado ao Papa São João Paulo II, em Cracóvia, Polônia.
A jornalista, que é conhecida como a decana dos vaticanistas, recebeu o título pelos seus notáveis méritos e contribuições para o jornalismo religioso, especialmente por sua cobertura do pontificado de João Paulo II. Ela é a primeira jornalista da América Latina a ser homenageada com este título pela Universidade Pontifícia.
Durante a cerimônia, uma professora da UPJPII leu um texto sobre as motivações para a decisão de homenagear a jornalista. Ela também teve a oportunidade de ler uma lição magistral sobre o que representou para ela cobrir o pontificado de João Paulo II, contando histórias pessoais e profissionais sobre sua experiência.
A relação única entre João Paulo II e o México foi destacada na cerimônia, com a presença de três imagens da Virgem de Guadalupe no santuário, incluindo uma que foi colocada na capela onde foi está a batina branca ensanguentada que o Papa usava no dia do atentado de 13 de maio de 1981.
A jornalista expressou sua gratidão a Deus, à sua empresa, à sua família e aos seus leitores e seguidores por acompanhá-la nesse momento relevante de sua carreira. Ela também destacou a importância de seu trabalho no México como um grande aliado em sua carreira.
Fotos: Valentina Alazraki.