D. Maurício Agostinho Camuto já orienta o rebanho da diocese de Caxito, em Angola. A ordenação Episcopal e tomada de posse teve lugar no domingo (16/08), no estádio municipal do Dande.
Anastácio Sasembele – Luanda, Angola
Eleito a 15 de junho de 2020 por sua Santidade Papa Francisco, D. Maurício Agostinho Camuto, foi neste domingo ordenado ao último grau da ordem presbíteral, na presença dos Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), sacerdotes, religiosos e fiéis em geral.
Coube ao Presidente da CEAST, D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias, a presidência da celebração que obedeceu a todas as medidas de biossegurança face à pandemia da Covid-19.
Na ocasião, D. Filomeno lembrou a D. Maurício Camuto (novo bispo de Caxito) que o episcopado é um serviço, não uma honra, porque ao Bispo compete mais servir do que orientar, pediu igualmente aos fiéis de Caxito obediência e reverência ao novo pastor.
D. Maurício Agostinho Camuto torna-se no segundo Bispo da diocese de Caxito, sucedendo a D. António Francisco Jaca, chamado a orientar a diocese de Benguela.
D. Camuto escolheu como divisa “Ama tudo o que Deus ama” e fez saber que chega para esta missão com o coração cheio de amor e pronto para servir, e pediu oração dos fiéis pelo seu novo ministério pastoral.
O Bispo de Benguela, D. António Francisco Jaca, disse ainda de sentir-se feliz e sossegado por deixar a Diocese de Caxito em boas mãos.
Até à sua nomeação, D. Maurício Agostinho Camuto desempenhava a função de Director Geral da Emissora Católica de Angola (Rádio Ecclesia).
D. Maurício Camuto nasceu a 26 de dezembro de 1963 no município do Golungo Alto, província de Cuanza Norte. Foi ordenado sacerdote espiritano em 28 de julho de 1991.
De 2000 a 2003 fez o Bacharelato em Ciências de Educação e Licenciatura em Pedagogia e Comunicação Social na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma.
Em Novembro de 2010 foi eleito Superior provincial da Congregação do Espírito Santo, cargo que exerceu por dois mandatos, isto é, até 2016.