“Os 40 anos da Diocese de Guarulhos deixa de lado o tom festivo e celebrativo, e nos coloca exatamente no recolhimento, na reflexão e na provação, fazendo com que estejamos nos exercitando em novas maneiras de evangelizar e não esmorecer diante de tantas provações”, sublinhou o bispo.
Mariangela Jaguraba – Vatican News
Em 11 de fevereiro, a Diocese de Guarulhos celebra o seu jubileu de 40 anos de fundação. A este propósito, nos fala o bispo de Guarulhos, dom Edmilson Amador Caetano, na entrevista ao pe. Salvador Maria Rodrigues de Brito, que agora se encontra no Brasil, depois de passar alguns anos em missão na Diocese de Pemba, em Moçambique. Dom Edmilson é da Ordem Monástica Cisterciense. É o 4º bispo de Guarulhos.
Segundo o bispo, em abril de 2019, começou a preparação para a celebração dos 40 anos de criação da Diocese de Guarulhos. Tinha sido preparado grandes momentos celebrativos para comemorar este evento, mas alguns foram cancelados por causa da pandemia de coronavírus. “Os 40 anos da Diocese de Guarulhos deixa de lado o tom festivo e celebrativo, e nos coloca exatamente no recolhimento, na reflexão e na provação, fazendo com que estejamos nos exercitando em novas maneiras de evangelizar e não esmorecer diante de tantas provações”, sublinhou dom Edmilson. “Nós temos experimentado isso nesse tempo. Tanta criatividade, como o Espírito Santo tem inspirado, tem manifestado dons e carismas em nossas comunidades para que realmente não se arrefeça o ardor missionário e o ardor e evangelizador. É dessa maneira que nós vamos celebrar esses 40 anos. Isso também é celebração, apesar das restrições, apesar do tom mais reflexivo de provação e amadurecimento, isso também é celebrar, porque estaremos atualizando no hoje da nossa história a presença do nosso Deus sempre misericordioso”, disse ele.