Um jovem peruano de 14 anos recebeu um presente que desejava: uma bicicleta, doada pela União Ciclística Internacional (UCI) e a Athletica Vaticana, no âmbito da iniciativa do “Programa de Solidariedade”.
Vatican News
Diego Villar Champa, um menino peruano de 14 anos, recebeu uma bicicleta da Federação Ciclística Internacional (UCI) e da Athletica Vaticana no âmbito do Programa de Solidariedade. Diego está ligado à comunidade do Dispensário Pediátrico “Santa Marta”, no Vaticano. Precisamente ali, deu-se a simples e fraterna cerimônia, na manhã desta sexta-feira, 20 de fevereiro.
Diego, acompanhado de sua mãe, Milagros, natural de Piura, e seu pai, Hugo, um entusiasta de ciclismo em Lima, recebeu o presente de uma bicicleta, que lhe foi entregue pelo presidente da UCI, David Lappartient, a vice-presidente da Athletica Vaticana, Valentina Giacometti, o presidente da Federação Europeia de Ciclismo, Enrico della lar, o vice-presidente honorário da Federação Internacional, Renato de Rocco e o diretor da Federação Vaticana de Ciclismo, Emiliano Morbidelli. Todos foram recebidos pela Irmã Anna Luisa Rizzello, diretora do Dispensário.
A solidariedade nasce no esporte
A Irmã Marie-Théo, dominicana francesa e corredora talentosa, conhecida como uma das principais atletas da Athletica Vaticana, apresentou ao senhor Lappartient — presidente do Comitê Olímpico Francês e membro do Comitê Olímpico Internacional — a experiência do abraço esportivo e solidário entre o Dispensário e a Athletica Vaticana. Ela fez uma referência especial à Carta de Leão XIV, intitulada “Vida em abundância”, sobre o valor do esporte, publicada em 6 de fevereiro, e à passagem histórica do Giro da Itália no Vaticano, em 1º de junho de 2025.
Antes de Diego, um presente a Christian
Antes da cerimônia da entrega do presente a Diego, o Cardeal José Tolentino, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, e o Bispo Paul Tighe, secretário, encontraram David Lappartient, Enrico della lar e Renato de Rocco. Ainda no âmbito do Programa de Solidariedade com a UCI, em 17 de janeiro, a Athletica Vaticana também deu um presente a Christian Dram, um jovem de 22 anos, de origem romena, com uma deficiência no braço, devido a um acidente de bicicleta. Ele estava em busca, por meio do esporte, da redenção de sua complexa história pessoal e familiar.

