Por ocasião do Dia de Todos os Santos, o Bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes, celebrou a missa na Paróquia de São João Paulo II, na localidade de Ribeira das Patas, ilha de Santo Antão. Na ocasião lembrou também a festa de São João Paulo II, celebrado pela Igreja católica no domingo, 26 de outubro, e deixou claro que todo o batizado é chamado à santidade.
Nita Santos – Cabo Verde
Ser santo é ser feliz, é ser realizado, refere.
A experiência de muitas vezes ter encontrado com João Paulo II, Dom Ildo Fortes fala de um santo dos nossos dias que deve ser exemplo para todo o cristão.
Refira-se que em 2018, através de uma carta dirigida ao Papa Francisco, o bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, pediu que o Santo Padre declarasse São João Paulo II patrono da Diocese que agrega as ilhas do Barlavento.
Uma decisão saida do último Encontro de Pastoral desse ano onde por unanimidade dos presentes (sacerdotes, religiosos e leigos), se optou por escolher São João Paulo II como padroeiro da Diocese. Atendendo que tal declaração de Patrono deve ser confirmada pelo Papa, a missiva foi envida no dia 22 de outubro desse ano, memória de São João Paulo II.
Na carta o prelado de Mindelo recordou ao Pontífice que João Paulo II foi “o primeiro e único Papa, até então, a visitar Cabo Verde e que criou esta mesma Diocese”.
Na mesma petição a Diocese de Mindelo, desejou que como patrono secundário, lhe fosse atribuída Nossa Senhora de Fátima.
A Diocese de Mindelo foi criado a 14 de novembro de 2003 pelo, agora Santo, João Paulo II desmembrando-a da Diocese de Santiago de Cabo Verde.

