A European Broadcasting Union (EBU) elegeu os membros da nova diretoria executiva para o biênio 2021-2022. Entre eles o Diretor dos Assuntos Gerais do Dicastério para a Comunicação, Giacomo Ghisani, como representante legal da Rádio Vaticano. A EBU completa 70 anos e reúne as principais emissoras de serviço público da Europa e do mundo
Michele Raviart – Vatican News
A European Broadcasting Union (EBU), a maior associação de serviço público de mídia do mundo, renovou sua diretoria executiva, à qual se unirão nos próximos dois anos a recém-nomeada Presidente Delphine Ernotte Cunci da France Télévisions e o Vice-Presidente Petr Dvořák da TV Tcheca.
A nova cúpula
Entre os nove membros foi confirmado para um segundo mandato o Diretor dos Assuntos Gerais do Dicastério para a Comunicação, Giacomo Ghisani, como representante legal da Rádio Vaticano. “Creio que esta decisão seja um reconhecimento do trabalho realizado pela Rádio Vaticano, que é membro fundador da EBU”, comentou, que “com suas transmissões cria um verdadeiro serviço público em favor das comunidades e do bem comum que é particularmente precioso neste tempo de pandemia”.
Os outros, eleitos pela 85ª Assembléia Geral da EBU, são Thomas Bellut, Diretor Geral da ZDF (Alemanha), Cilla Benkö, Diretor Geral da SR (Suécia), Marcello Foa Presidente da Rai, Monika Garbačiauskaitė-Budrienė, da LRT (Lituânia), Sebastian Sergei Parker, Vice-Diretor Geral do Canal Um (Rússia), Gonçalo Reis, Presidente e CEO da RTP (Portugal), Fran Unsworth, Diretor News and Current Affairs da BBC e Alexander Wrabetz, Diretor Geral da ORF austríaca.
Competência e diversidade geográfica
“Estou satisfeito por ter sido capaz de reunir tal riqueza de conhecimento e experiência e por poder manter o equilíbrio da diversidade geográfica, econômica e cultural dos membros da EBU na composição do novo Conselho Diretor”, comentou a Presidente Ernotte Cunci, “pela primeira vez, também estou orgulhosa de incluir 3 mulheres no Conselho de Administração”. O novo Conselho tomará posse em 1º de janeiro de 2021 e terminará seu mandato no final de dezembro de 2022.
EBU chega a 1 bilhão de pessoas no mundo.
A EBU – agora com 70 anos de existência e a maior associação de mídia de serviço público (PSM) do mundo – inclui 115 emissoras em 56 países, com outros 34 membros na Ásia, África, Austrália e nas Américas. A audiência dos programas da EBU ultrapassa um bilhão de pessoas no mundo todo, com transmissões em mais de 160 idiomas. A Rádio Vaticano, como mencionado, é membro fundador desde 1950.