A iniciativa, que segue o itinerário da procissão de ‘Corpus Christi’, será realizada no sábado, 17 de dezembro. Estarão presentes participantes e delegações de várias partes da Itália. Na conclusão, uma novena e uma missa presidida pelo vigário De Donatis.
Vatican News
Um presépio vivo no coração de Roma, entre as Basílicas de São João de Latrão e Santa Maria Maior, seguindo o itinerário da procissão de “Corpus Domini”. A iniciativa será realizada no sábado 17 de dezembro de 2022, a partir das 14h30min, com participantes e delegações de várias partes da Itália. A cena da natividades será montada no sagrado da Basílica de Santa Maria Magior, que conserva as relíquias do berço do Menino Jesus e recebeu o nome de “Sancta Maria ad Praesepem”.
Novena de Natal e Missa de De Donatis
No final da apresentação, às 17h, será celebrada a Novena em preparação para o Natal. Em seguida, às 18 horas, o cardeal Angelo De Donatis, vigário geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma, presidirá a Celebração Eucarística com a bênção das imagens do menino Jesus.
Admiração e emoção
“O presépio, como escreve o Santo Padre Francisco em sua Carta Apostólica Admirabile Signum, suscita muita admiração e nos emociona porque manifesta a ternura de Deus”, explica monsenhor Rolandas Makrickas, comissário extraordinário da Basílica de Santa Maria Maior. “Ele, o Criador do universo, inclina-se para nossa pequenez. O dom da vida, já misterioso para nós cada vez, nos fascina ainda mais quando vemos que “Aquele que nasceu de Maria é a fonte e o suporte de toda a vida”.
A realização do Presépio Vivente foi encorajada pelo Papa Francisco, que inspecionou pessoalmente o projeto.
“O desdobramento do presépio vivo começará com a realização da cena da aprovação da Regra Franciscana pelo Papa Inocêncio III na Piazza San Giovanni Paolo II”, explica Fabrizio Mandorlini, coordenador da Città dei Presepi, parceiro da iniciativa.
A vida em Belém e em Roma
“Os figurantes seguirão então para a Via Merulana para a cena do censo e para representar os momentos da vida na cidade de Belém, que verá a implantação do mercado de artesanato na Piazza Santa Maria Maggiore. Maria e José ao longo da viagem reviverão os momentos do anúncio e do sonho e depois procurarão um lugar para a noite, mas não encontrarão um lugar no hotel. O presépio estará sob o pórtico da Basílica de Santa Maria Maior. Os presépios vivos toscanos de Pescia, Equi Terme, Casole d’Elsa, Ruota e Legoli serão realizados com o apoio dos figurantes de Badia San Savino, Ghivizzano, San Regolo em Gaiole in Chianti, Santa Colomba, Iolo, Castelfiorentino, Cerreto Guidi, Pontedera, Roffia, La Serra e San Romano. A eles se juntarão as realidades que gostariam de compartilhar a experiência da Diocese de Roma”.
Colaboraram na iniciativa Coldiretti Nazionale, a Associação Italiana de Agricultores, a Fundação Symbola, a Acli Nazionale e muitas associações, paróquias e movimentos da cidade de Roma. O Presépio Vivente é realizado com a colaboração da Diocese de Roma e o patrocínio da Prefeitura de Roma.