A cidade russa acolhe os jovens participantes do encontro que se realiza até 27 de agosto. O tema é o mesmo da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa: “Maria levantou-se e foi apressadamente” (Lc 1,39).
Teve início na quarta-feira, 23, em São Petersburgo, o décimo encontro nacional de jovens católicos da Rússia, reunindo 350 participantes provenientes de 54 cidades da Federação, acompanhados por cinco bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas responsáveis pela pastoral juvenil.
O tema do encontro que terminará no dia 27 de agosto, é o da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa – “Maria levantou-se e foi apressadamente” (Lc 1,39).
“A ideia é fazer dos dois eventos uma única peregrinação”, explicou à Agência SIR Oksana Pimenova, responsável pela pastoral juvenil da Arquidiocese de Moscou. Os 17 jovens russos que estiveram em Lisboa no início de agosto “irão oferecer o seu testemunho aos jovens presentes no encontro de São Petersburgo, para que estes, por sua vez, o possam levar às paróquias e comunidades em toda a Rússia”.
Mas as atividades propriamente ditas tiveram início nesta quinta-feira. As catequeses “Rise Up”, por exemplo, são realizadas durante a manhã, com grupos de 25-30 pessoas em diferentes locais da cidade, nos moldes e sobre os temas de Lisboa: ecologia integral, amizade social, misericórdia de Deus.
“Os encontros são pensandos para que os jovens coloquem em prática o método sinodal, assim que possam vivenciar o significado de comunhão, participação e missão”, explicam os organizadores.
A programação para as tardes prevê encontros em três paróquias diferentes da cidade para conhecer as comunidades e celebrar juntos a liturgia.
Já a programação noturno inclui um festival, a oração de Taizé, tempo livre para debates ou rezar em silêncio.
O encontro terminará no dia 27 de agosto com um momento de síntese final e uma cerimônia de envio.
*Com informações de Agência SIR