A Pastoral do Povo da Rua promoveu um Encontro de Formação para os(as) Agentes da Pastoral nos dias 24 e 25 de março de 2023, no Metrópole, Paróquia Nossa Senhora Lourdes, em Governador Valadares. Contou com a assessoria da Irmã Solange, que faz parte da Coordenação Nacional da Pastoral do Povo da Rua, e de Sandra, que é Agente da Pastoral do Povo da Rua de bonito Horizonte. Estiveram presentes 32 pessoas: representantes de outras Pastorais, Agentes da Pastoral do Povo da Rua da Diocese de Valadares, do Coordenador Espiritual, Diác. Romério e da Coordenadora Diocesana, Marinalva Alves. Dom Félix também esteve presente e deixou sua mensagem de apoio a esse lindo trabalho.
No intuito de formar mais agentes para o trabalho com a população em situação de rua, Marinalva destacou a importância dos agentes compreenderem a missão e compromisso, sendo necessário um aperfeiçoamento para melhor servir os irmãos e irmãs em situação de rua.
Durante o momento de formação, Irmã Solange destacou a importância do trabalho em equipe, e a formação do Fórum de Discussão e Articulação das Ações da Pastoral, para que possa exigir do setor público a responsabilidade com as políticas públicas voltadas para a população em situação de rua. Além disso, Solange destacou que aqueles que distribuem alimentos devem levar duas marmitas: “uma com alimento e a outra com a constituição, para que o trabalho não seja apenas um assistencialismo, mas que leve os moradores em situação de rua ao conhecimento que transforma e desperta o protagonismo dos mesmos, para exigir que seus direitos sejam cumpridos.”