Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos pela Juventude reúne líderes da juventude católica de todo o país em Brasília

0

Nos dias 5, 6 e 7 de setembro de 2024, a lar Dom Luciano Mendes, em Brasília, sediou o Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos pela Juventude, promovido pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB. O evento contou com a presença de líderes de todo o país, incluindo os diáconos Antônio Cordeiro e Fábio Leão, que representaram a Diocese de Governador Valadares. O encontro teve como foco principal a formação dos líderes, palestras e apresentação de novos projetos para a juventude do Brasil, partindo sempre do Projeto “Ao Seu Lado” (Plano Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil), como norteador da evangelização pela nova Comissão Episcopal que assumiu em 2023 e que tem como presidente, Dom Vilson Basso, Bispo da Diocese de Imperatriz no Maranhão.

O Encontro de três dias foram organizados no sistema de mesas, ao exemplo do adotado no Sínodo dos Bispos que está em curso. Após cada sessão de temas, as mesas promoviam a conversação no espírito em clima de oração e colóquio onde, posteriormente, se fazia exposição, cada mesa, de suas avalições e perspectivas para a evangelização da juventude no Brasil a partir dos temas abordados.

O Projeto “Ao Seu Lado” norteou todo o encontro, com seus eixos principais como guias para as ações pastorais voltadas para a juventude. O projeto, elaborado em 2022, foi reforçado e assumido oficialmente pela Comissão Episcopal como ponto de partida para a evangelização e como uma resposta aos desafios enfrentados pelos jovens na atualidade. O Projeto está dividido em 4 eixos: 1. Formação; 2. Vocação e missão; 3. Estruturas de acompanhamento e assessoria; 4. Cidadania: lar comum e dignidade humana. O projeto “Ao seu lado” condensa o Documento 85 da CNBB, de 2007, aprofundo em palestra de Dom Eduardo Pinheiro.

Nele, é enfatizado que “a Igreja deve ser um espaço onde os jovens se sintam verdadeiramente acolhidos e amados respeitando os mais diversos carismas e forma de expressão da fé pelas juventudes, onde possam expressar suas dúvidas e achar respostas à luz dessa fé em Jesus Cristo”.

No decorrer de todo o encontro ficou claro que a CNBB, através da Comissão Episcopal para a Juventude, não trabalha mais com uma visão uniforme de juventude em toda a Igreja no Brasil, e sim, com a ideia de aproveitamento e apoio aos mais diversos carismas que brotam e se desenvolvem no meio dos jovens. A Pastoral Juvenil deve ser o centro para qual convergem e são abraçados todas as formas de evangelização da juventude, sem preconceitos, promovendo formação, acompanhamento e assessoramento para que estejam em plena comunhão com a Igreja, sem contudo, abolir os carismas. Por isso, não se trabalha mais a perspectiva de uma única juventude católica, mas sim de juventudes católica.

Durante o evento foi apresentada uma análise da conjuntura, abordando os desafios atuais que afetam a juventude no Brasil, como a crise econômica, o aumento da violência, o avanço tecnológico e a fragilidade nas áreas de saúde mental com a consequente “psiquiatrização” da juventude. Esse entendimento é crucial para que uma pastoral juvenil possa responder de forma adequada aos problemas que os jovens enfrentam e fazer chegar de maneira mais eficaz a Palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo através da compreensão das realidades nacionais e locais, com seus muitos desafios.

Outro ponto debatido foi a relevância da estratégia a ser desenvolvida pela Equipe Diocesana de Assessoramento e a relevância do trabalho do Padre Assessor do Setor Juventude. Os assessores têm a função de apoiar, orientar e acompanhar os jovens de maneira próxima, sendo um elo fundamental entre o bispo, os padres e diáconos e as iniciativas juvenis.

A palestra enfocou a importância estratégica do assessor padre na Pastoral Juvenil, a partir de uma abordagem que propõe uma metodologia mais ampla, envolvendo o trabalho de equipe com os demais assessores eclesiásticos como diáconos, religiosos e assessores leigos adultos num processo pastoral que procura reconhecer os jovens como protagonistas e sujeitos da sua própria evangelização e educação na fé.

O Projeto Cuidar da Vida foi outro tema abordado, destacando a importância de promover a saúde integral dos jovens, com ênfase na prevenção ao suicídio e no cuidado com a saúde mental. A iniciativa busca uma formação adequada dos próprios jovens para oferecer suporte emocional e espiritual à juventude local, uma vez que o índice de suicídios nessa fase da vida é alarmante e a Igreja não deve fechar os olhos para esta melancólico realidade.

Segundo o Documento 85, “a juventude de hoje é desafiada por crises existenciais que precisam ser acompanhadas com sensibilidade pastoral e atenção integral” (Doc 85, n. 92). Assim, o projeto visa proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que os jovens possam achar sentido e apoio.

Foi trabalhado o Jubileu dos Jovens em 2025 no âmbito do Ano Santo celebrando o Jubileu da Esperança. Destacou-se a importância de se trabalhar e adotar uma programação para celebrar este Jubileu dos Jovens localmente, nas dioceses, em comunhão com a Igreja no mundo inteiro.

Foi apresentado ainda o projeto “Gamificação”, que visa introduzir jogos dos mais diversos tipos como instrumento de evangelização e a Missão Jovem na Amazônia que será realizada em Marabá no Pará, de 7 a 15 de dezembro.

Por fim, reuniram-se as Regionais da CNBB com todos os representantes das dioceses que ali estavam, juntamente com o Bispo referencial de cada regional, para definir estratégias concretas para a evangelização das juventudes a serem apresentadas à CNBB.

A Diocese de Governador Valadares foi representada pelos diáconos Antônio Cordeiro e Fábio Leão, membros da Comissão Diocesana de Assessoria Eclesiástica para o Setor Juventude. Eles participaram ativamente das discussões e trouxeram para lar novas ideias e orientações para estruturar e fortalecer a evangelização juvenil na diocese juntamente com os padres assessores, Pierre e Benito, os seminaristas Aderson e Gabriel e a coordenação leiga diocesana eleita no Encontro de Coordenadores realizado em agosto deste ano no Centrel.

Conclusão

O Encontro Nacional foi um marco relevante para a juventude católica no Brasil, oferecendo novas perspectivas e orientações para que a Igreja continue a ser um lugar de acolhimento e evangelização para os jovens. O Projeto “Ao Seu Lado” e as discussões sobre o Documento 85 fortaleceram o compromisso da Igreja em estar próximo dos jovens, cuidando de suas vidas e promovendo seu desenvolvimento integral. Os responsáveis ​​pela juventude voltam para as suas dioceses renovados e animados a dar continuidade a essa relevante missão de evangelizar e formar a juventude para dar razões da sua fé e testemunhar Jesus Cristo.

Diác. Fábio Leão – Diocese de Gov. Valadares

 

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui