Transferido pela 2021 devido à pandemia, o Congresso Eucarístico Internacional terá um pré-encontro preparatório pelo youtube, de 13 a 20 de setembro. Entre os participantes, o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo.
Vatican News
“Quando o mundo se fecha, nosso coração se abre”: com este título, os organizadores do Congresso Eucarístico Internacional (IEC2020) – adiado para o mês de setembro de 2021 – se preparam com um pré-encontro online.
Após mais de oitenta anos, a Hungria voltará a ser a anfitriã do Congresso Eucarístico Internacional (IEC2020). Devido à pandemia da Covid-19, o Papa Francisco – com o parecer do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais e dos organizadores do grandioso evento católico – decidiu adiar o Congresso Eucarístico Internacional programado para este mês de setembro de 2020 em Budapeste, para o próximo ano.
Os Congressos Eucarísticos Internacionais tiveram início em 1881. Em toda a sua história, foram adiados apenas duas vezes: durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. Após esta última, o evento mundial católico não foi organizado até 1952. Esta é a primeira vez que uma pandemia impede a sua realização.
Em maio deste ano, a Santa Sé concordou com a proposta do cardeal Péter Erdő, Primaz da Hungria, de adiar a data do Congresso de 5 a 12 de setembro de 2021, em Budapeste.
A longa e intensa preparação da comunidade cristã do mundo inteiro para este evento, deixou um grande sinal no coração dos organizadores, que então decidiram pela realização na modalidade virtual, no canal Youtube do IEC2020, de uma “semana inesquecível”.
A pedido do Cardeal Péter Erdő, alguns convidados do Comitê dos Congressos Eucarísticos Internacionais, irão partilhar seus testemunhos por meio de mensagens em vídeo. O líder católico da Hungria terá um papel bastante especial: expor ao público as histórias dos convidados, algumas das quais muito interessantes.
As vídeo-mensagens, provenientes dos cinco continentes, serão transmitidas diariamente pela Internet durante os dias da semana para os quais estava prevista a realização do Congresso, ou seja, de 13 a 20 próximos.
Entre os palestrantes convidados, além do brasileiro Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, estarão por exemplo, um ex-hippie e também o “Papa americano”.
Mas, de antemão, os organizadores antecipam que as mensagens, que chegaram das comunidades cristãs da Nigéria e do Iraque, atormentadas pela guerra e pela pandemia, são bastante chocantes; Luís Raphael Sako, arcebispo de Bagdá, e Valerian Okeke, arcebispo de Onitsha, na Nigéria, agradecem à população e ao governo húngaro pelo apoio e ajuda aos cristãos locais, durante o derramamento de sangue e a pandemia.
Por usa vez, o teólogo alemão, Johannes Hartl, recorda que “logo que o coronavírus atingiu as sociedades ocidentais, o motor de busca ‘Google’ assinalou um salto repentino ao tema da oração”; ele afirma que uma crise como esta é sempre uma grande oportunidade para cristãos dar seu testemunho ao mundo. Este teólogo alemão, como outros convidados, é uma pessoa com uma história muito interessante: pai de quatro filhos e ex-hippie rebelde, tornou-se o fundador de uma comunidade cristã; além do mais, é conhecido como um vlogger, autor de vários livros e conferencista de fama internacional.
Outro convidado, o cardeal Timothy Dolan, às vezes também chamado “Papa Americano”, transmite sua mensagem otimista: “No próximo ano, o evento terá mais sucesso do que nunca!”.
Em 2021, todos os convidados estarão presentes, pessoalmente, em Budapeste. No entanto, durante a próxima semana do Congresso – adiado por causa da pandemia – transmitirão suas respectivas vídeo-mensagens aos cristãos húngaros e do mundo inteiro, como forte sinal de que a Eucaristia nos mantém conectados e unidos.
Os conferencistas são:
13 setembro
– Mensagem de saudação do cardeal Péter Erdő
– Piero Marini (Itália), arcebispo, presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais
14 de setembro
– Valerian Okeke (Nigéria), arcebispo de Onitsha
15 de setembro
– Luis Raphael Sako (Iraque), arcebispo de Bagdá, patriarca de Babilônia dos caldeus
16 de setembro
– Cardeal Timothy Dolan (EUA), arcebispo de Nova Iorque
17 de setembro
– Johannes Hartl (Alemanha), teólogo alemão, estudioso de literatura, filosofo
– Moysés Azevedo (BRASIL), fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom
18 de setembro
– Ägidius J. Zsifkovics (Áustria), bispo de Eisenstadt
– Mary Healy (EUA), professora, teóloga