Escuta Sinodal – 1ª parte

0

O tema da sinodalidade é de profunda atualidade, adquirindo especial importância, desde o Concílio Vaticano II. O Papa Francisco nos ofereceu uma reflexão teológica profunda e desafiadora, sobre este tema, aos 17 de outubro de 2015, na comemoração dos 50 anos da instituição do Sínodo dos Bispos. Em preparação para o Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade em 2023, ele afirmou que “o caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.

O processo de escuta para o Sínodo 2023 difundiu-se em nossas Comunidades e Paróquias, atingindo toda a nossa Diocese. Sentimo-nos convidados à fidelidade ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, que, de junto do Pai, nos envia em missão.

Com esse caminhar para o Sínodo 2023, tivemos a oportunidade de debruçar sobre nós mesmos, não com uma atitude egoísta, mas com o desejo de revermos nossas ações, para, assim, podermos melhor servir aos irmãos. Foi um processo que começou nas bases, uma verdadeira abertura ao outro, na escuta, inclusive daquele que pensa diferente de nós. Foi, antes de tudo, um trabalho coletivo e contínuo de aprendermos a “caminhar juntos”, como irmãos e irmãs que somos. Sentimos que este é o jeito de sermos Igreja, onde cada pessoa é relevante, tem voz, é ouvida, capacitada e envolvida na realização da missão.

(1ª Parte do Artigo de Dom Félix sobre “Escuta Sinodal”)

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui