Está disponível o roteiro para a Celebração da Palavra em Família da Festa do Batismo do Senhor. O material é oferecido pela Comissão para a Liturgia da CNBB.
Na Festa do Batismo do Senhor, a Liturgia nos convida à acolhida de Jesus como o Filho amado de Deus, que assume publicamente a missão recebida de seu Pai. Assim, a Leitura traz o primeiro dos quatro cânticos do “Servo de Javé”, enunciados pelo profeta Isaías. A missão do servo é realizar, sem violência, a justiça e promover a misericórdia e o direito entre as nações. Para realizar essa missão sem fronteiras (“luz das nações”), recebe o Espirito de Deus. A Igreja identifica a figura desse servo com o próprio Jesus. Todo cristão que assume o compromisso batismal, vivendo e anunciando a paz, a justiça e a misericórdia, torna-se “servo do Senhor”. No Evangelho, João Batista desfaz a dúvida do povo (se ele seria o Messias), dizendo: Aquele que virá depois de mim é mais forte do que eu. João não se aproveita da sua fama para se autopromover. Em seguida, o próprio Jesus se apresenta para ser batizado e, logo após o batismo, o céu se abre e o Espírito Santo desce para impulsioná-lo para a missão. A voz do Pai de faz ouvir: Tu és o meu Filho amado. Assim como Jesus, todo batizado recebe a adoção de filho e filha de Deus e uma missão a realizar.
O roteiro ‘Celebrar em Família’ é oferecido pela CNBB neste tempo de pandemia para favorecer a participação dos fiéis na vida da Igreja, meditando e rezando a liturgia da Palavra de cada domingo, pois, vivendo a dignidade de povo sacerdotal que nosso batismo nos conferiu, podemos não só acompanhar, mas CELEBRAR com nossas famílias o Dia do Senhor.