A Missão San Gabriel foi a quarta de uma série de missões construídass em toda a Califórnia pelo sacerdote franciscano São Junipero Serra.
Um incêndio no sábado, 11, destruiu o telhado e a maior parte do interior de uma igreja da Califórnia que estava passando por uma reforma para marcar a comemoração do 250º aniversário. As causas do incêndio estão sendo investigada.
O alarme de incêndio na Missão São Gabriel soou por volta das 16h. Ao chegar ao local, os bombeiros avistaram fumaça que saía do telhado de madeira, disse o capitão dos bombeiros em San Gabriel, Paul Negrete. Ele contou que os bombeiros entraram na igreja e tentaram combater as chamas, mas tiveram que recuar quando o telhado e outros materiais da estrutura começaram a ruir. “Estávamos tentando combatê-lo por dentro; não conseguimos, porque ficou inseguro”, afirmou.
Depois de evacuar a igreja, a equipe for reforçada por 50 bombeiros que tentaram despejar a água na estrutura de 15 metros de altura a partir de caminhões, disse ele, mas “o fogo consumiu a madeira rapidamente, o interior ficou praticamente destruído na área do altar.”
A parede interna havia sido refeita há uma semana e as equipes haviam acabado de instalar os bancos como parte de uma reforma mais ampla da igreja, para marcar o aniversário da fundação da missão em 1771, disse Terri Huerta, porta-voz da Missão San Gabriel. A igreja estava se preparando para reabrir no próximo fim de semana, após um fechamento de quatro meses, dentro das medidas para conter a propagação do coronavírus.
Construída em pedra, tijolo e argamassa, a igreja originalmente tinha um teto em forma de abóboda que foi danificado por dois terremotos no início de 1800. Os franciscanos substituíram o substituíram por outro com painéis de madeira e o telhado foi reparado pela última vez após alguns danos causados pelo terremoto de 1994 em Northridge.
A igreja foi a quarta de uma série de missões construídas em toda a Califórnia pelo sacerdote franciscano São Junípero Serra. Estátuas dele foram derrubadas por manifestantes em São Francisco e Sacramento, durante os recentes protestos focados nos direitos e na luta histórica de negros e indígenas.
Em resposta à derrubada das imagens de Serra, a Missão San Gabriel disse que removeu uma estátua de bronze da Serra da entrada da igreja para “um local mais apropriado, fora da vista do público”, sem especificar onde.
“Enquanto a Conferência Católica dos Bispos da Califórnia nos recorda que a verdade histórica é que São Junípero Serra pressionou repetidamente as autoridades espanholas por um melhor tratamento da comunidade nativa americana, reconhecemos e entendemos que, para alguns, ele se tornou um símbolo da desumanização da comunidade nativa americana”, disse o pároco, padre John Molyneux, em comunicado.
*Com Associated Press