IV Assembleia Geral Ordinária da Cáritas da Guiné-Bissau, define Planos Estratégicos e reforça o compromisso com a caridade.
Casimiro Cajucam – Rádio Sol Mansi – Bissau
A IV Assembleia Geral da Cáritas Guiné-Bissau encerrou-se em Bissau após dois dias de intensos debates, ocorridos nos dias 28 e 29. Durante o evento, líderes e participantes discutiram questões centrais sobre a caridade e aprovaram planos estratégicos para os próximos anos com o objetivo de fortalecer a ajuda aos mais vulneráveis da sociedade. Além do Plano Estratégico 2024/27, também foram aprovados o relatório de atividades e de contas dos últimos anos.
O evento, realizado sob o lema “O Centenário de Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, Quadragésimo Aniversário de Caritas Guiné-Bissau, entre o passado e futuro, um presente na Guiné-Bissau”, contou com a presença do Bispo da Diocese de Bissau, Dom José Lampra Cá.
Durante a cerimônia de encerramento, Dom José Lampra Cá destacou a importância da caridade como referência máxima da humanidade. Ele afirmou que, sem a caridade ou Deus como guia, a vida no mundo se assemelharia a um inferno. Encorajou os participantes a não temerem a lógica do mundo, mas a viverem com caridade como sua orientação principal, criando assim uma sociedade mais compassiva e solidária.
Dom Lampra Cá enfatizou ainda que a Cáritas é um reflexo de Deus e que, após os intensos debates dos dois dias, espera-se que a caridade continue a sustentar todos com sua força. Ele concluiu que a caridade deve ser um prolongamento das vidas dos participantes, incentivando-os a viverem para os outros e a serem o “sal da terra e a luz do mundo”.
“Como estávamos a falar da Cáritas e já dissemos que é um outro nome de Deus, após vivermos esses dois dias de intensos debates, esperamos que a caridade nos sustente com a sua força. Seremos uma espécie de prolongamento desta Cáritas, continuando a fazer das nossas vidas uma vida para os outros e, consequentemente, sendo o sal da terra e a luz do mundo,” concluiu.
A Secretária-geral da Caritas Guiné-Bissau, Ana Paula Sanches Miranda, avaliou de forma positiva a realização da quarta Assembleia-geral Ordinária da Cáritas. Ela destacou a importância do evento e expressou otimismo quanto ao impacto positivo das decisões tomadas.
“Este plano estratégico é especialmente significativo, pois tem como objetivo principal ajudar os mais vulneráveis da sociedade”.
Fundada há 40 anos, a Caritas Guiné-Bissau dedica-se a promover o desenvolvimento social, com foco nos mais vulneráveis. Inspira-se nos valores cristãos de solidariedade e justiça.